Índice de satisfação da equipe de enfermagem atuante em um serviço de pronto atendimento

Autores/as

  • Vanessa Natacha da Silva Oliveira Hospital Escola de Itajubá/MG
  • Valdinéa Luiz Hertel Faculdade Wenceslau Braz
  • Paula Rogéria da Silva Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i4.2548

Resumen

Objetivo: Avaliar o ní­vel de satisfação dos profissionais de enfermagem de uma unidade de pronto-socorro. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, do tipo exploratória, descritiva e transversal realizado com a colaboração de 33 profissionais. Para coleta de dados utilizou-se um instrumento com o intuito de registrar os dados pessoais dos participantes e para avaliar o ní­vel de satisfação dos mesmos foi aplicada a Escala de Atitude do Índice de Satisfação Profissional. Resultados: Evidenciou-se que os participantes obtiveram o conceito "Bom" sendo o domí­nio que mais contribuiu para a satisfação dos participantes foi o requisito do trabalho e o de pior escore o domí­nio interação. Conclusão: Sugere-se que novos estudos sejam realizados visando correlacionar as caracterí­sticas pessoais dos profissionais de enfermagem com os domí­nios que contemplam as escalas que avaliam satisfação profissional.

Palavras-chave: enfermagem, satisfação, pronto-socorro.

Biografía del autor/a

Vanessa Natacha da Silva Oliveira, Hospital Escola de Itajubá/MG

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG, Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Tereza D"'Ávila, UNIFATEA, Lorena/SP, Enfermeira do Hospital Escola de Itajubá/MG

Valdinéa Luiz Hertel, Faculdade Wenceslau Braz

M.Sc., Enfermeira pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Docente da Faculdade Wenceslau Braz, Itajubá/MG e do Centro Universitário Teresa D"'Ávila (UNIFATEA) Lorena/SP

Paula Rogéria da Silva, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Itajubá/MG

Citas

Escaleira ALG. Relação entre a satisfação no trabalho e o suporte social em enfermeiros que desenvolvem ações paliativas. Alto Douro, Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes; 2013.

Morais MP, Martins JT, Galdino MJQ, Robazzi MLCC, Trevisan GS. Satisfação no trabalho de enfermeiros em um hospital universitário. Rev Enferm UFSM 2016;6(1):1-9.

Rigue AC, Dalmolin GL, Speroni KS, Bresolin JZ, Rigue AA. Satisfação profissional: percepção de enfermeiros de um hospital universitário. Cogitare Enferm 2016;21(3):1-9.

Stamps PL. Nurses and work satisfaction: as index for measurement. 2nd ed. Chicago: Health Organization; 1997.

Lino MM. Satisfação profissional entre enfermeiros de UTI: adaptação transcultural do Index of Work satisfaction (IWS) [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1999.

Rodrigues MNG. Nível de satisfação profissional entre trabalhadores de enfermagem da estratégia saúde da família [Dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; 2011.

Graça TSB. O impacto dos estilos de liderança na satisfação profissional: Um estudo sobre IPSS do Distrito de Santarém [Dissertação]. Santarém: Escola Superior de Gestão e Tecnologia IP; 2016.

Dias GC, Furegato ARF. Impacto do trabalho e satisfação da equipe multiprofissional de um hospital psiquiátrico. Rev Enferm UERJ 2016;24(1):1-7.

Publicado

2018-09-28

Número

Sección

Artículos originales