O estilo de vida dos estudantes de enfermagem pelo mundo
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v18i5.2753Resumo
Introdução: Frente í importância da enfermagem e a constante formação de acadêmicos na área, é relevante observar a propriedade e domínio deles sobre bons hábitos de promoção da saúde e prevenção de doenças ensinados nas Universidades. Objetivo: Conhecer os estilos de vida dos estudantes de enfermagem nos diferentes lugares do mundo. Métodos: Revisão integrativa realizada na Medline e Scopus, com artigos em inglês e português, publicados entre início de 2013 e setembro de 2018. Os descritores foram "estudantes de enfermagem" AND "estilo de vida". Resultados: Encontraram-se 79 artigos na Scopus e 164 na Medline e, após a implementação dos critérios, foram usados 13 e 2 artigos respectivamente para composição da revisão. Conclusão: Há déficits nos domínios Meio Ambiente e Psicológico da vida do acadêmico, que culminam em problemas de saúde mental e física. Aspectos institucionais como altas cobranças e falta de espaços benéficos ao aluno têm impacto neste resultado. A instituição precisa assumir o papel de corresponsável pela saúde desta população, criando e implementando estratégias de promoção a saúde, facilitando a adesão a um estilo de vida melhor.
Palavras-chave: estudantes de enfermagem, estilo de vida, comportamentos relacionados com a saúde.
Referências
Organização Mundial da Saúde. Carta de Ottawa para a promoção da saúde. Lisboa: Divisão da educação para a saúde; 1986. DisponÃvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf
Portugal. Ministério da Saúde (PT), Divisão-Geral da Saúde. Estilos de vida saudáveis. 2015. DisponÃvel em: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/estilos-de-vida-saudaveis.aspx
Azevedo A, Faria L. Impacto das condições pessoais e contextuais na transição do ensino secundário para o ensino superior. Revista da Universidade Fernando Pessoa 2001;(6):257-69.
Rodriguez-Gazquez M, Chaparro-Hernandez S, González-López JR. Are first-year nursing students' lifestyles coherent with their future career? Intern Journ Nurs Practice 2017;23(2):1-7. https://doi.org/10.1111/ijn.12511
Hosseini M, Ashktorab T, Taghdisi MH, Vardanjani AE, Rafiei H. Health-promoting behaviors and their association with certain demographic characteristics of nursing students of Tehran City in 2013. Global Journ Health Science 2015;7(2):264-72. https://doi.org/10.5539/gjhs.v7n2p264
Moura IH, Nobre RS, Cortez RMA, Campelo V, Macedo SF, Silva ARV. Quality of life of undergraduate nursing students. Rev Gaúcha Enferm 2016 jun;37(2):e55291. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.55291
Demir G. Daytime sleepiness and related factors in nursing students. Nurse Educ Today 2017;59:21-5. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.08.003
Cheung T, Wong SY, Wong KY, Law LY, Ng K, et al. Depression, anxiety and symptoms of stress among baccalaureate nursing students in Hong Kong: A cross-sectional study. Int J Environ Res Public Health 2016;13(8):779. https://doi.org/10.3390/ijerph13080779
Badir A, Tekkas K, Topcu S. Knowledge of cardiovascular disease in Turkish undergraduate nursing students. Eur J Cardiovasc Nurs 2015;14(5):441-9. https://doi.org/10.1177/1474515114540554
Deasy C, Coughlan B, Pironom J, Jourdan D, Mcnamara PM. Psychological distress and lifestyle of students: Implications for health promotion. Health Promot Int 2015;30(1):77-87. https://doi.org/10.1093/heapro/dau086
Mlinar S, MalnarÅ¡iÄ RR. Analysis of over-the-counter medicines use among nursing students. Vojnosanit Pregl 2015;72(9):794-800. https://doi.org/10.2298/vsp140606068m
Kara B, IÅŸcan B. Predictors of Health Behaviors in Turkish Female Nursing Students. Asian Nurs Res 2016;10(1):75-81. https://doi.org/10.1016/j.anr.2015.12.001
Mc Sharry P, Timmins F. An evaluation of the effectiveness of a dedicated health and well being course on nursing students' health. Nurse Educ Today 2016;44:26-32. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.05.004
Heidari M, Borujeni MB, Borujeni MG, Shirvani M. Relationship of lifestyle with academic achievement in nursing students. J Clin Diagn Res 2017;11(3): JC01-JC03. https://doi.org/10.7860/JCDR/2017/24536.9501
RodrÃguez-Gázquez MA, Chaparro-Hernández S, González-López JR. Lifestyles of nursing students from a Colombian public university. Invest Educ Enferm 2016;34(1):94-103. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v34n1a11
Kelly M, Wills J, Jester R, Speller V. Should nurses be role models for healthy lifestyles? Results from a modified Delphi study. J Adv Nurs 2017;73(3):665-678. https://doi.org/10.1111/jan.13173
Anais da 8 Conferência Nacional de Saúde; 1986; BrasÃlia: Ministério da Saúde; 1987. DisponÃvel em: http://www.ccs.saude.gov.br/cns/pdfs/8conferencia/8conf_nac_anais.pdf
Cardoso V, Reis AP, Iervolino AS. Escolas promotoras de saúde. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum 2008;18(2):107-15. DisponÃvel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822008000200001&lng=pt&nrm=iso
Blum CA. Practicing self-care for nurses: A nursing program initiative. Online J Issues Nurs 2014;19(3):3. DisponÃvel em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26824151
Herdman TH, Kamitsuru S. NANDA International, Inc. Nursing Diagnoses: Definitions & Classification 2015-2017. 10 ed. Porto Alegre: Artmed; 2014. DisponÃvel em: http://www.unipacgv.com.br/capa/wp-content/uploads/2017/10/NANDA-2015-2017-EBOOK-1-1.pdf
Organização Pan Americana de Saúde. O que é fadiga (muscular, crônica, adrenal, etc) e como tratar. 2018. BrasÃlia: OPAS; 2018. DisponÃvel em: https://www.opas.org.br/o-que-e-fadiga-muscular-cronica-adrenal-etc-e-como-tratar
Amaducci CM, Mota DDFC, Pimenta CAM. Fadiga entre estudantes de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2010;44(4):1052-8. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400028
Nahas MV. Atividade fÃsica, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 5 ed. Londrina: Midiograf; 2010
Marques CRC. Estilo de vida dos estudantes do ensino superior [Dissertação]. Guarda, Portugal: Instituto Politécnico da Guarda; 2017.