O estilo de vida dos estudantes de enfermagem pelo mundo

Autores/as

  • Ana Luisa de Souza Carvalho UFF
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v18i5.2753

Resumen

Introdução: Frente í  importância da enfermagem e a constante formação de acadêmicos na área, é relevante observar a propriedade e domí­nio deles sobre bons hábitos de promoção da saúde e prevenção de doenças ensinados nas Universidades. Objetivo: Conhecer os estilos de vida dos estudantes de enfermagem nos diferentes lugares do mundo. Métodos: Revisão integrativa realizada na Medline e Scopus, com artigos em inglês e português, publicados entre iní­cio de 2013 e setembro de 2018. Os descritores foram "estudantes de enfermagem" AND "estilo de vida". Resultados: Encontraram-se 79 artigos na Scopus e 164 na Medline e, após a implementação dos critérios, foram usados 13 e 2 artigos respectivamente para composição da revisão. Conclusão: Há déficits nos domí­nios Meio Ambiente e Psicológico da vida do acadêmico, que culminam em problemas de saúde mental e fí­sica. Aspectos institucionais como altas cobranças e falta de espaços benéficos ao aluno têm impacto neste resultado. A instituição precisa assumir o papel de corresponsável pela saúde desta população, criando e implementando estratégias de promoção a saúde, facilitando a adesão a um estilo de vida melhor.

Palavras-chave: estudantes de enfermagem, estilo de vida, comportamentos relacionados com a saúde.

Biografía del autor/a

Ana Luisa de Souza Carvalho, UFF

Enfermeira, Especialista em Controle de Infecção na Assistência í  Saúde, Mestranda do Programa de Pós Graduação em ciências do cuidado em Saúde, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, UFF

D.Sc., Enfermeira, Professora Associado I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, RJ

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Publicado

2019-11-08

Número

Sección

Artículos de revisión