Residência multiprofissional em saúde da famí­lia: vivencias de residentes de enfermagem

Autores

  • Anna Maria de Oliveira Salimena UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i1.3728

Resumo

Objetivo: Descrever a vivência de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia no serviço. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em uma Unidade de Atenção Primária í  Saúde por enfermeiras egressas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Resultados: As atividades desenvolvidas no programa como processo de territorialização, curso introdutório com questões pertinentes a saúde da famí­lia, acolhimento, reuniões de equipe e consultas de enfermagem permitiram o preenchimento das lacunas provenientes da Graduação e a formação de profissionais atualizados e comprometidos com o cuidado. A residência promove uma formação voltada para o mundo do trabalho, preparando o enfermeiro para reconhecer as necessidades de saúde da população. Conclusão: A experiência da residência possibilitou o crescimento e o enriquecimento profissional, bem como contribuiu para a formação de especialistas com vivência na realidade de uma Unidade de Saúde, com todas suas especificidades e complexidade.

Palavras-chave: atenção í  saúde, saúde da famí­lia, educação em enfermagem, internato não médico.

Biografia do Autor

Anna Maria de Oliveira Salimena, UFJF

Enfermeira, Professora do Departamento Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenadora do PPG-Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Referências

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Núcleo técnico da política nacional de humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2ªed. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Nascimento DDG, Oliveira MAC. Competências profissionais e o processo de formação na residência multiprofissional em saúde da família. Saúde Soc 2010;19(4):814-27.

Freitas CHSM. Residência multiprofissional em saúde da família e comunidade: experiência, avanços, desafios. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr 2012;12(2):153-4.

Carbogim FC, Santos KB, Alves MS, Silva GA. Residência em Enfermagem: a experiência de Juiz de Fora do ponto de vista dos residentes. Rev APS 2010;13(2):245-9.

Ferreira SR, Olschowsky A. Residência integrada em saúde: a interação entre as diferentes áreas de conhecimento. Rev Gaúch Enferm 2010;30(1):106-12.

Nascimento DDG, Quevedo MP. Aprender fazendo: considerações sobre a residência multiprofissional em saúde da família na qualificação de profissionais da saúde. In: Bourget MMM (org.). Estratégia Saúde da Família: a experiência da equipe de reabilitação. São Paulo: Martinari; 2008. p.43-59.

Minayo MCS, eds. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes; 2007.

Ministério da Saúde. Secretaria de gestão do trabalho e educação na saúde. Departamento de gestão da educação na saúde. Residência Multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Caçador BS, Lopes FN, Pacheco LC, Alves MS, Salimena AMO. O enfermeiro na estratégia da saúde da família: percepção do usuário. HU Rev 2012;37(3):331-8.

Downloads

Publicado

2013-02-10

Edição

Seção

Relatos de experiência