Residência multiprofissional em saúde da famí­lia: vivencias de residentes de enfermagem

Autores/as

  • Anna Maria de Oliveira Salimena UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i1.3728

Resumen

Objetivo: Descrever a vivência de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia no serviço. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas em uma Unidade de Atenção Primária í  Saúde por enfermeiras egressas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Resultados: As atividades desenvolvidas no programa como processo de territorialização, curso introdutório com questões pertinentes a saúde da famí­lia, acolhimento, reuniões de equipe e consultas de enfermagem permitiram o preenchimento das lacunas provenientes da Graduação e a formação de profissionais atualizados e comprometidos com o cuidado. A residência promove uma formação voltada para o mundo do trabalho, preparando o enfermeiro para reconhecer as necessidades de saúde da população. Conclusão: A experiência da residência possibilitou o crescimento e o enriquecimento profissional, bem como contribuiu para a formação de especialistas com vivência na realidade de uma Unidade de Saúde, com todas suas especificidades e complexidade.

Palavras-chave: atenção í  saúde, saúde da famí­lia, educação em enfermagem, internato não médico.

Biografía del autor/a

Anna Maria de Oliveira Salimena, UFJF

Enfermeira, Professora do Departamento Enfermagem Aplicada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenadora do PPG-Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Citas

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Núcleo técnico da política nacional de humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2ªed. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Nascimento DDG, Oliveira MAC. Competências profissionais e o processo de formação na residência multiprofissional em saúde da família. Saúde Soc 2010;19(4):814-27.

Freitas CHSM. Residência multiprofissional em saúde da família e comunidade: experiência, avanços, desafios. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr 2012;12(2):153-4.

Carbogim FC, Santos KB, Alves MS, Silva GA. Residência em Enfermagem: a experiência de Juiz de Fora do ponto de vista dos residentes. Rev APS 2010;13(2):245-9.

Ferreira SR, Olschowsky A. Residência integrada em saúde: a interação entre as diferentes áreas de conhecimento. Rev Gaúch Enferm 2010;30(1):106-12.

Nascimento DDG, Quevedo MP. Aprender fazendo: considerações sobre a residência multiprofissional em saúde da família na qualificação de profissionais da saúde. In: Bourget MMM (org.). Estratégia Saúde da Família: a experiência da equipe de reabilitação. São Paulo: Martinari; 2008. p.43-59.

Minayo MCS, eds. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes; 2007.

Ministério da Saúde. Secretaria de gestão do trabalho e educação na saúde. Departamento de gestão da educação na saúde. Residência Multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Caçador BS, Lopes FN, Pacheco LC, Alves MS, Salimena AMO. O enfermeiro na estratégia da saúde da família: percepção do usuário. HU Rev 2012;37(3):331-8.

Publicado

2013-02-10

Número

Sección

Relatos de experiência