Perfil dos atendimentos de um pronto socorro hospitalar do Extremo Sul Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v12i5.3766Resumo
Trata-se de um estudo sobre o perfil dos atendimentos de um Pronto Socorro Hospitalar, localizado na região do extremo sul de Santa Catarina (SC) com o objetivo de identificar os atendimentos de acordo às variáveis selecionadas: gênero, faixa etária, os motivos da procura pelo atendimento no pronto socorro, o horário e dias da semana de maior procura destes atendimentos, local de residência, bem como, reconhecer dentre os agravos aqueles que poderiam ter sido atendidos na rede de atenção básica í saúde. Utilizando-se uma pesquisa quantitativa, de cunho documental e descritivo, os dados foram coletados do prontuário eletrônico, com períodos pré-determinados e critérios estabelecidos. A amostra incluiu um total de 12.284 atendimentos nos meses selecionados previamente. Os dados coletados foram inseridos em planilha eletrônica para posterior análise estatística, pelo software estatístico SPSS. Através desta pesquisa, os resultados apontam para fatores e motivos relevantes dos atendimentos no pronto socorro. Conclui-se que a resolubilidade das unidades básicas e secundárias de saúde é condição fundamental para evitar a maioria dos encaminhamentos desnecessários aos centros de complexidade terciária e, particularmente, aos hospitais permitindo que seus leitos sejam ocupados por usuários que realmente deles necessitem.
Palavras-chave: sistema único de saúde, atenção í saúde, atenção primária í saúde, atenção terciária í saúde.
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