Anatomia orientada para Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica: experiência de uma gestação sem distocia

Autores

  • Fernando Batigália FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v11i6.3823

Resumo

Na era globalizada da Farmacogenômica, da Epigenética e da Genômica Comparada e Funcional, o avanço cientí­fico tem se associado ao progresso tecnológico: tudo é exponencial e tende a ser efetuado rapidamente. Nesta avalanche de ideias e ideais que compõe a "geração Y", o ensino e o aprendizado devem também se modernizar, ao se concentrarem menos na transmissão intensiva de informações, e mais em como a formação deve ser atualizada e eticamente elaborada.

Neste contexto, desde 2004, elaborou-se a disciplina de Anatomia Obstétrica no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (Enfobs/EspecialiZa/FAMERP). Objetivos incluem reforçar, atualizar, aplicar, adaptar e monitorar o aprendizado de conceitos e situações em anatomia clí­nica ou cirúrgica da pelve, do perí­neo, do útero e da parede do abdome aplicados í  vida profissional cognitiva, psicomotora e ético-atitudinal do enfermeiro obstétrico.

As aulas presenciais seguem uma dinâmica que prioriza a interação (por meio da preleção), o fluxo e a problematização de conceitos e de situações clí­nicas ou cirúrgicas, com o devido respeito ao tempo necessário para a interiorização das ideias, para a adequada manutenção do aprendizado e para a permissão de criatividade. As avaliações (presenciais e on-line) focam a capacidade do aluno em autogerenciamento e o seu grau de envolvimento ético-cognitivo.

A disciplina é estruturada por atividades em pré-aulas, aulas presenciais com atividades em grupo, atividades em pós-aulas, avaliações (presenciais e on-line) e autogerenciamento. O material introdutório de todas as pré-aulas é imediatamente disponibilizado ao aluno, a fim de promover familiarização de conceitos por prévia revisão de conteúdos ao longo de todo o curso, a partir da seguinte disposição organizacional e dinâmica: anatomia clí­nica da pelve orientada para a Enfermagem, anatomia clí­nica do perí­neo orientada para a Enfermagem, anatomia da parede do abdome aplicada ao parto cesáreo e anatomia do desenvolvimento uterino orientada para a Enfermagem.

Existe monitoramento pedagógico, em que a avaliação de cada aluno tem sido efetuada a partir dos seguintes critérios de perfectibilização, em uma escala proporcionalmente cardinal de 0 a 10, com aprovação mí­nima por média aritmética igual ou acima de 7 de um total de 14 avaliações formativas, a seguir: 50% (envio das tarefas individuais on-line de pós-aula em tempo hábil e grau de coerência semântico-sintática nas respostas enviadas, a compor, assim, 4 avaliações formativas individuais on-line de pós-aula); 17,5% (grau de participação e de domí­nio cognitivo nas atividades individuais presenciais, a compor, assim, 4 avaliações formativas individuais presenciais); 17,5% (grau de participação e de domí­nios cognitivo e psicomotor nas atividades em grupo, a compor, assim, 2 avaliações formativas em Grupo); e 15% (comportamento ético-atitudinal nos encontros presenciais e on-line, a compor, assim, 4 avaliações formativas individuais ético-atitudinais presenciais).

O seguimento do grau de aprendizado de cada aluno tem sido estimado pela análise do valor absoluto de cada avaliação formativa (de um total de 14), e serve de escopo para discussões com o corpo discente e com a equipe de implementação tecnológica para análise crí­tica da eficácia das habilidades, competências, estratégias de ensino, conteúdo e tecnologias adotadas.

Depois de decorrida mais da metade do perí­odo de tempo estimado para término da disciplina, há disponibilização on-line de questionário referente ao grau de satisfação de cada aluno quanto í  estruturação fí­sica, organizacional e pedagógica do curso. A expressão gráfica de estimativa do grau de aprendizado de cada aluno, a partir dos valores absolutos obtidos em cada avaliação formativa, tem sido efetuada por meio da elaboração de histogramas de barras, e percentagens de respostas referentes ao questionário preenchido individualmente sobre grau de satisfação quanto í  estruturação fí­sica, organizacional e pedagógica do curso são também representadas graficamente por meio de histogramas de barras.

Ao término do curso, ambos os gráficos são comparados para análise crí­tica final das polí­ticas educacionais adotadas, e desde 2006 existe a entrega do CD-ROM "Anatomia Obstétrica orientada para a Enfermagem", elaborado pela equipe pedagógica.

Ao permitirmos que o aluno se sinta bem-vindo para aprender a crescer pela aplicação da associação de ideias, no âmbito da inteligência emocional, "frutos" deste imenso esforço têm sido colhidos: oito anos consecutivos de Curso, com profissionais contratados em hospitais das cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, e ex-alunos como professores no próprio Curso. Neste processo contí­nuo de iniciação, motivação, assimilação e finalização de profissionais em Anatomia Obstétrica, deixamos aqui nosso exemplo, e convidamos todos os profissionais de Saúde a transformar informação infinita disponí­vel em informação essencial interiorizada, para que o juí­zo ético seja sempre capaz de harmonizar inovações tecnológicas e métodos de aprendizado, sem perder o humanismo que caracteriza os fundamentos do processo de estar e, principalmente, de ser enfermeiro.

Biografia do Autor

Fernando Batigália, FAMERP

Professor Dr. responsável pela disciplina "Anatomia Obstétrica" no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (Enfobs/EspecialiZa/FAMERP)

Downloads

Publicado

2012-12-10