Anatomia orientada para Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica: experiência de uma gestação sem distocia

Autores/as

  • Fernando Batigália FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v11i6.3823

Resumen

Na era globalizada da Farmacogenômica, da Epigenética e da Genômica Comparada e Funcional, o avanço cientí­fico tem se associado ao progresso tecnológico: tudo é exponencial e tende a ser efetuado rapidamente. Nesta avalanche de ideias e ideais que compõe a "geração Y", o ensino e o aprendizado devem também se modernizar, ao se concentrarem menos na transmissão intensiva de informações, e mais em como a formação deve ser atualizada e eticamente elaborada.

Neste contexto, desde 2004, elaborou-se a disciplina de Anatomia Obstétrica no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (Enfobs/EspecialiZa/FAMERP). Objetivos incluem reforçar, atualizar, aplicar, adaptar e monitorar o aprendizado de conceitos e situações em anatomia clí­nica ou cirúrgica da pelve, do perí­neo, do útero e da parede do abdome aplicados í  vida profissional cognitiva, psicomotora e ético-atitudinal do enfermeiro obstétrico.

As aulas presenciais seguem uma dinâmica que prioriza a interação (por meio da preleção), o fluxo e a problematização de conceitos e de situações clí­nicas ou cirúrgicas, com o devido respeito ao tempo necessário para a interiorização das ideias, para a adequada manutenção do aprendizado e para a permissão de criatividade. As avaliações (presenciais e on-line) focam a capacidade do aluno em autogerenciamento e o seu grau de envolvimento ético-cognitivo.

A disciplina é estruturada por atividades em pré-aulas, aulas presenciais com atividades em grupo, atividades em pós-aulas, avaliações (presenciais e on-line) e autogerenciamento. O material introdutório de todas as pré-aulas é imediatamente disponibilizado ao aluno, a fim de promover familiarização de conceitos por prévia revisão de conteúdos ao longo de todo o curso, a partir da seguinte disposição organizacional e dinâmica: anatomia clí­nica da pelve orientada para a Enfermagem, anatomia clí­nica do perí­neo orientada para a Enfermagem, anatomia da parede do abdome aplicada ao parto cesáreo e anatomia do desenvolvimento uterino orientada para a Enfermagem.

Existe monitoramento pedagógico, em que a avaliação de cada aluno tem sido efetuada a partir dos seguintes critérios de perfectibilização, em uma escala proporcionalmente cardinal de 0 a 10, com aprovação mí­nima por média aritmética igual ou acima de 7 de um total de 14 avaliações formativas, a seguir: 50% (envio das tarefas individuais on-line de pós-aula em tempo hábil e grau de coerência semântico-sintática nas respostas enviadas, a compor, assim, 4 avaliações formativas individuais on-line de pós-aula); 17,5% (grau de participação e de domí­nio cognitivo nas atividades individuais presenciais, a compor, assim, 4 avaliações formativas individuais presenciais); 17,5% (grau de participação e de domí­nios cognitivo e psicomotor nas atividades em grupo, a compor, assim, 2 avaliações formativas em Grupo); e 15% (comportamento ético-atitudinal nos encontros presenciais e on-line, a compor, assim, 4 avaliações formativas individuais ético-atitudinais presenciais).

O seguimento do grau de aprendizado de cada aluno tem sido estimado pela análise do valor absoluto de cada avaliação formativa (de um total de 14), e serve de escopo para discussões com o corpo discente e com a equipe de implementação tecnológica para análise crí­tica da eficácia das habilidades, competências, estratégias de ensino, conteúdo e tecnologias adotadas.

Depois de decorrida mais da metade do perí­odo de tempo estimado para término da disciplina, há disponibilização on-line de questionário referente ao grau de satisfação de cada aluno quanto í  estruturação fí­sica, organizacional e pedagógica do curso. A expressão gráfica de estimativa do grau de aprendizado de cada aluno, a partir dos valores absolutos obtidos em cada avaliação formativa, tem sido efetuada por meio da elaboração de histogramas de barras, e percentagens de respostas referentes ao questionário preenchido individualmente sobre grau de satisfação quanto í  estruturação fí­sica, organizacional e pedagógica do curso são também representadas graficamente por meio de histogramas de barras.

Ao término do curso, ambos os gráficos são comparados para análise crí­tica final das polí­ticas educacionais adotadas, e desde 2006 existe a entrega do CD-ROM "Anatomia Obstétrica orientada para a Enfermagem", elaborado pela equipe pedagógica.

Ao permitirmos que o aluno se sinta bem-vindo para aprender a crescer pela aplicação da associação de ideias, no âmbito da inteligência emocional, "frutos" deste imenso esforço têm sido colhidos: oito anos consecutivos de Curso, com profissionais contratados em hospitais das cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, e ex-alunos como professores no próprio Curso. Neste processo contí­nuo de iniciação, motivação, assimilação e finalização de profissionais em Anatomia Obstétrica, deixamos aqui nosso exemplo, e convidamos todos os profissionais de Saúde a transformar informação infinita disponí­vel em informação essencial interiorizada, para que o juí­zo ético seja sempre capaz de harmonizar inovações tecnológicas e métodos de aprendizado, sem perder o humanismo que caracteriza os fundamentos do processo de estar e, principalmente, de ser enfermeiro.

Biografía del autor/a

Fernando Batigália, FAMERP

Professor Dr. responsável pela disciplina "Anatomia Obstétrica" no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (Enfobs/EspecialiZa/FAMERP)

Publicado

2012-12-10