Estratégias de marketing para o serviço público de saúde: um desafio para o SUS em Criciúma/SC
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v10i4.3863Resumo
O objetivo do estudo foi identificar a compreensão e aplicação de estratégias de marketing dos trabalhadores/usuários de saúde das unidades públicas do município de Criciúma/SC no seu processo de trabalho. O estudo é quali-quantitativo; a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e observação; realizado em 27 UB-ESF de Criciúma, com 124 usuários e 95 trabalhadores. A análise ocorreu a partir da tabulação em planilha Excel, categorização e roda de discussão. Os resultados revelam que os usuários e trabalhadores têm olhar fossilizado, voltado ao modelo médico-curativista, sem preocupação com prevenção e promoção da saúde. Quanto ao que é marketing, apresenta-se confusão entre marketing e propaganda. As formas de divulgação dos serviços para a comunidade mais citadas foram escola e Unidade Básica de Saúde - ESF.
Palavras-chave: marketing de serviços de saúde, Sistema Único de Saúde, serviços de saúde.
Referências
Garcia E. Marketing na saúde – humanismo e lucratividade. Goiânia: AB; 2005.
Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. SUS: avanços e desafios. 2ª ed. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 2006.
Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, BrasÃlia, 20 set. 1990. Seção I.
Brasil. Lei nº 8.142, de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, BrasÃlia, 31 dez. 1990. Seção I.
Leopardi MT. O Processo de trabalho em saúde: organização e subjetividade. Florianópolis: Papa-Livros; 1999.
Franco TB. Os processos de trabalhos e a mudança do modelo tecnicoassistencial em saúde. [Dissertação]. Campinas: Universidade Federal de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas; 1999.
Kotler P. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2003.
Kotler P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas; 1998.
Kotler P. Marketing em ação: uma nova abordagem para lucrar, crescer e reinventar. Rio de Janeiro: Campus; 2002.
Etzel MJ, Walker BJ, Stanton WJ. Marketing. São Paulo: Mackron Books; 2001.
Kotler P, Keller KL. Administração de marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson; 2007.
Kotler P, Bes FT. Marketing lateral. Rio de Janeiro: Campus; 2004.
Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Regulação em saúde. BrasÃlia: CONASS; 2007.
Brasil. Lei n.º 7.498, de 25 de Junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercÃcio da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, BrasÃlia, 26 jun. 1986. Seção I.
Figueiredo NMA. Fundamentos, conceitos, situações e exercÃcios. São Paulo: Difusão; 2003.