Estratégias de marketing para o serviço público de saúde: um desafio para o SUS em Criciúma/SC

Autores

  • Mágada Tessmann Schwalm UNESC

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v10i4.3863

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a compreensão e aplicação de estratégias de marketing dos trabalhadores/usuários de saúde das unidades públicas do municí­pio de Criciúma/SC no seu processo de trabalho. O estudo é quali-quantitativo; a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e observação; realizado em 27 UB-ESF de Criciúma, com 124 usuários e 95 trabalhadores. A análise ocorreu a partir da tabulação em planilha Excel, categorização e roda de discussão. Os resultados revelam que os usuários e trabalhadores têm olhar fossilizado, voltado ao modelo médico-curativista, sem preocupação com prevenção e promoção da saúde. Quanto ao que é marketing, apresenta-se confusão entre marketing e propaganda. As formas de divulgação dos serviços para a comunidade mais citadas foram escola e Unidade Básica de Saúde - ESF.

Palavras-chave: marketing de serviços de saúde, Sistema Único de Saúde, serviços de saúde.

Biografia do Autor

Mágada Tessmann Schwalm, UNESC

M.Sc., Doutoranda em Ciências da Saúde, Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem UNESC– NEPIES

Referências

Garcia E. Marketing na saúde – humanismo e lucratividade. Goiânia: AB; 2005.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. SUS: avanços e desafios. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 20 set. 1990. Seção I.

Brasil. Lei nº 8.142, de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 31 dez. 1990. Seção I.

Leopardi MT. O Processo de trabalho em saúde: organização e subjetividade. Florianópolis: Papa-Livros; 1999.

Franco TB. Os processos de trabalhos e a mudança do modelo tecnicoassistencial em saúde. [Dissertação]. Campinas: Universidade Federal de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas; 1999.

Kotler P. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2003.

Kotler P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas; 1998.

Kotler P. Marketing em ação: uma nova abordagem para lucrar, crescer e reinventar. Rio de Janeiro: Campus; 2002.

Etzel MJ, Walker BJ, Stanton WJ. Marketing. São Paulo: Mackron Books; 2001.

Kotler P, Keller KL. Administração de marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson; 2007.

Kotler P, Bes FT. Marketing lateral. Rio de Janeiro: Campus; 2004.

Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Regulação em saúde. Brasília: CONASS; 2007.

Brasil. Lei n.º 7.498, de 25 de Junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 1986. Seção I.

Figueiredo NMA. Fundamentos, conceitos, situações e exercícios. São Paulo: Difusão; 2003.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Edição

Seção

Artigos originais