Humanização da assistência sob a ótica dos pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v10i5.3873Resumo
A complexidade da assistência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) gerada pela demanda de serviços e clientes que se encontram em risco iminente de morte contribui para presença de condutas, muitas vezes, impessoais, além de fatores geradores de estresse, desgaste físico e psicológico. Todavia, compete í equipe multiprofissional, especialmente í de enfermagem, promover assistência especializada e sistematizada aos pacientes críticos acolhendo-os, de maneira humanizada, nesta unidade tão crítica. Este estudo objetivou identificar os sentimentos vivenciados pelos pacientes que foram internados em uma UTI, após o período de hospitalização, identificando suas expectativas em relação ao atendimento da equipe médica e de enfermagem. Os resultados mostraram que, antes de ficarem hospitalizados em uma UTI, os pacientes percebiam a unidade como um ambiente propício para a espera da morte. Porém, após a internação, relataram sentir-se em um ambiente calmo, tranquilo, onde puderam descansar, mesmo com os sons emitidos pelos equipamentos. Evidenciou-se que a presença permanente do médico e da equipe de enfermagem faz com que os pacientes se sintam protegidos e acolhidos durante a hospitalização.
Palavras-chave: humanização, unidade de terapia intensiva, paciente.
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