Conhecimento dos acadêmicos de cinco cursos da área da saúde acerca da doação de medula óssea

Autores

  • Cristiano Caveião Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL)

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v14i4.45

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos da área de saúde acerca da doação de medula óssea. Método: Estudo quantitativo de abordagem descritiva com aplicação de questionário composto de nove questões. Participaram da pesquisa 145 acadêmicos com idade superior a 20 anos. Resultados: 59,31% (86) não assistiram aulas/cursos relacionados í  doação de medula óssea e 93,10% (135) afirmam ter conhecimento sobre o que é um transplante de medula óssea. Os motivos relatados pelos que não possuem interesse em serem doadores são: 5,51% (8) por falta de informação, 3,45% (5) por medo, 3,45% (5) simplesmente não gostariam e 2,07% (3) motivos particulares. Conclusão: Concluí­mos que é necessário acrescentar conteúdos referentes ao tema proposto, os quais devem ser incluí­dos na grade escolar acadêmica dos futuros profissionais de saúde na tentativa de estimulá-los e sensibilizá-los em relação ao tema doação de medula óssea.

Palavras-chave: medula óssea, doação dirigida de tecido, transplante, conhecimento, estudantes de ciências da saúde.

Biografia do Autor

Cristiano Caveião, Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL)

Enfermeiro, Doutorando em Enfermagem, Docente das Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL),  

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Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos originais