Conhecimento dos acadêmicos de cinco cursos da área da saúde acerca da doação de medula óssea
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v14i4.45Abstract
Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos da área de saúde acerca da doação de medula óssea. Método: Estudo quantitativo de abordagem descritiva com aplicação de questionário composto de nove questões. Participaram da pesquisa 145 acadêmicos com idade superior a 20 anos. Resultados: 59,31% (86) não assistiram aulas/cursos relacionados í doação de medula óssea e 93,10% (135) afirmam ter conhecimento sobre o que é um transplante de medula óssea. Os motivos relatados pelos que não possuem interesse em serem doadores são: 5,51% (8) por falta de informação, 3,45% (5) por medo, 3,45% (5) simplesmente não gostariam e 2,07% (3) motivos particulares. Conclusão: Concluímos que é necessário acrescentar conteúdos referentes ao tema proposto, os quais devem ser incluídos na grade escolar acadêmica dos futuros profissionais de saúde na tentativa de estimulá-los e sensibilizá-los em relação ao tema doação de medula óssea.
Palavras-chave: medula óssea, doação dirigida de tecido, transplante, conhecimento, estudantes de ciências da saúde.
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