Planejar o pré-natal, parto e pós-parto: possibilidades no enfrentamento à violência obstétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i3.5172

Palavras-chave:

Parto humanizado, Atendimento integral à saúde, Tocologia

Resumo

Objetivo: Discutir as potencialidades e os desafios do plano de parto para construção do cuidado humanizado com ênfase na prevenção da violência obstétrica. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo que analisa narrativas de mulheres que planejaram seus partos, por escrito e de modo verbal, e também que não o planejaram. Resultados: Como resultado, foram analisadas potencialidades do planejamento de parto, com destaque para ampliação da percepção da violência obstétrica e sua prevenção. Além disso, evidenciaram-se lacunas como o não planejamento do puerpério e a necessidade de avançar com o plano de (pós) parto. Conclusão: O “Plano de Parto e pós-Parto” mostra-se como ferramenta para a prevenção da violência obstétrica e pode garantir a qualificação do cuidado no puerpério às mulheres que sofreram violência obstétrica.

Biografia do Autor

Luiza Regina de Oliveira Infante, UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Laís Barbosa Patrocino, UEMG

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou, Fiocruz Minas, professora da Universidade do Estado de Minas, Belo Horizonte, MG, Brasil

Margareth Santos Zanchetta, TMU

Doutora em Enfermagem pela Universidade de Montreal, professora da Ryerson University (Toronto Metropolitan University), Toronto, Canadá

Fernanda Penido Matozinhos, UFMG

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Kleyde Ventura de Souza, UFMG

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Flora Rodrigues Gonçalves, Fiocruz Minas

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutoranda pelo Instituto René Rachou/ Fiocruz Minas, Belo Horizonte, MG, Brasil

Érica Dumont-Pena, UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

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Publicado

2023-07-09

Edição

Seção

Artigos originais