Atuação da enfermagem em telessaúde na pandemia por COVID-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i5.5364Palavras-chave:
SARS-CoV-2, Enfermagem, TelenfermagemResumo
Objetivo: Identificar como se deu o atendimento de enfermagem no uso de telessaúde diante do contexto da pandemia por COVID-19. Métodos: Revisão integrativa da literatura, por meio da seleção de artigos primários na Biblioteca Virtual em Saúde, com seleção das bases Medline, BDENF e Lilacs, por meio da estratégia de busca: enfermagem AND (telemedicina OR telemonitoramento) AND (sars-cov-2 OR COVID-19), ao final, 15 artigos foram selecionados para compor a revisão. Resultados: Três categorias são apresentadas: Telenfermagem como estratégia de trabalho e instrumentos utilizados; A teleconsulta aplicada na Atenção Primária; Vantagens e dificuldades encontradas. A teleconsulta de enfermagem é reconhecida pelo COFEN, como método de combate à COVID-19 e vem sendo implementada. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para essa modalidade de consulta, como telefones fixos, celulares, aplicativos de mensagens de texto, entre outros. A Atenção Primária à Saúde também enfrentou desafios estruturais para adequação frente a pandemia. Cita-se como dificuldades a falta de habilidade no uso de tecnologias, problemas com conexão de internet, disponibilidade de aparelhos. Conclusão: O uso da telessaúde pelos profissionais de enfermagem vem se destacando nesse período pandêmico, com aplicações no âmbito da Atenção Primária, bem como na Terciária, sendo aplicada em diversos países. Ferramentas como telefone, e-mail e aplicativos para videochamadas são utilizadas no atendimento e acompanhamento de pacientes. É necessário que os profissionais de enfermagem se empoderem desse novo espaço para que o indivíduo, família e comunidade sejam atendidos integralmente.
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