Elaboração de cartilhas para educação em saúde em instituições de longa permanência para idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i5.5444

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Envelhecimento, Instituição de Longa Permanência para Idosos

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência da construção de cartilhas direcionadas aos idosos, cuidadores e profissionais de saúde de uma instituição de longa permanência para idosos. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência por observação participante, vivenciado em uma instituição de longa permanência para idosos, com finalidade pedagógica sobre as temáticas da prevenção de quedas e sobre o combate ao câncer de próstata. Os textos foram produzidos com base na observação da autora, quanto a incidência e prevalência destes temas, na instituição cenário do estudo. As imagens utilizadas fazem parte de um banco de dados de domínio público. Resultados: Desenvolvimento de um material de fácil entendimento para idosos e cuidadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos, além dos profissionais de saúde ali alocados. O material também se encontra acessível ao público em geral, trazendo informações, claras e precisas, sobre temas indispensáveis para um envelhecimento saudável. Conclusão: A produção do material educativo, de finalidade pedagógica, proporcionou vantagens para os idosos, cuidadores e para os profissionais de saúde, pois, simplificou e tornou inteligível a compreensão de temas anteriormente temidos e muitas vezes causadores de pânico entre os usuários do sistema, além de facilitar as ações preventivas e terapêuticas promovidas pela equipe de saúde por seu conhecimento a priori, por parte dos idosos.

Biografia do Autor

Jaqueline Ferreira Canuto, UFPB

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar com ênfase em Saúde do Idoso do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Críticas- GEPSPCC/UFPB/CNPq, João Pessoa, PB, Brasil

Daiana Beatriz de Lira e Silva, UFPB

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PPGENF/UFPB, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Críticas- GEPSPCC/UFPB/CNPq, João ´Pessoa, PB, Brasil

Aurilene Josefa Cartaxo de Arruda Cavalcanti, UFPB

Doutora em Ciências, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Pessoa em Condições Críticas (DGP/CNPq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Enfermagem Clínica (DENC), João Pessoa, PB, Brasil

Cesar Cartaxo Cavalcanti, UFPB

Professor Decano e Titular do Departamento de Enfermagem Clínica do Centro de Ciências da Saúde-UFPB, Doutor em Enfermagem- USP, Mestre em Enfermagem-UFRJ, Membro Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Críticas-GEPSPCC/UFPB/CNPq, João Pessoa, PB, Brasil

Maurício Caxias de Souza, UFPE

Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Saúde Integral, Gênero e Diversidade nos Cenários do Cuidado de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (PPGENF/UFPE), Recife, PE, Brasil

Paulo Isaac de Souza Campos, UFPE

Enfermeiro, Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Iago Vieira Gomes, UPE

Enfermeiro, mestrando em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB), (PAPGENF), Recife, PE, Brasil

Referências

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Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Relatos de experiência