As representações sociais de Iemanjá para seus devotos: apontamentos para o cuidado de Enfermagem

Authors

  • Bruno Ferreira do Serrado Barbosa UniCBE
  • Antônio Marcos Tosoli Gomes UERJ
  • Magno Conceição das Mercês UNEB
  • Gilmar Junker Duarte Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
  • Luiz Carlos Moraes França Centro Universitário Anhanguera de Niterói
  • Juliana de Lima Brandão UERJ
  • Eudaci da Silva Reis

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v18i2.2767

Abstract

Objetivo: Identificar a estrutura das representações sociais de Iemanjá na Cidade de Salvador para os frequentadores de sua festa e analisar estas representações sociais como base para o planejamento e a implementação do cuidado de enfermagem, em especial com relação ao conforto na relação enfermeiro-paciente. Métodos: No contexto da psicologia social o presente configura-se como estudo descritivo com abordagem qualitativa, alicerçado na teoria do núcleo central das representações sociais, neste estudo sobre a representação de Iemanjá. O campo da pesquisa foi a cidade de Salvador, Bahia, durante os festejos de Iemanjá, onde 99 pessoas com idade superior a 18 anos participaram. Resultados: O grupo estudado compreendia devotos, fiéis ou simpatizantes de Iemanjá e outras pessoas que estavam no local sem explicação definida e/ou trabalhavam na festa. O núcleo central das representações sobre Iemanjá é constituí­do por conteúdos que remetem três dimensões: prática, transcendental e afetiva. Conclusão: A estrutura representacional de Iemanjá entre os participantes do estudo apresenta vertentes práticas, imagéticas e transcendentais, que se estabelecem a partir de um processo dialógico-psico-contextual e os elementos que envolvem a entidade Iemanjá, principalmente a fé, pode ser imprescindí­vel para vinculação, compreensão e participação do paciente em dinâmicas assistências de Enfermagem.

Palavras-chave: religião, enfermagem, espiritualidade.

Author Biographies

Bruno Ferreira do Serrado Barbosa, UniCBE

Enfermeiro. Pós doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Docente da UniCBE,  Fiscal do Coren-RJ. Rio de Janeiro, Brasil.  

Antônio Marcos Tosoli Gomes, UERJ

Enfermeiro. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil

Magno Conceição das Mercês, UNEB

Professor Assistente do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Bahia. Brasil.

Gilmar Junker Duarte, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Enfermeiro graduado pela Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. Brasil

Luiz Carlos Moraes França, Centro Universitário Anhanguera de Niterói

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Rio de Janeiro. Brasil.

Juliana de Lima Brandão, UERJ

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Rio de Janeiro. Brasil.  

Eudaci da Silva Reis

Enfermeira,  Professora do Centro de Educação Limitada - Escola Técnica

References

Caputo SG. Educação em terreiros - e como a escola se relaciona com crianças de Candomblé. Rio de Janeiro: Pallas; 2012.

Bastide R. O Candomblé da Bahia. São Paulo: Companhia das Letras; 2000

Verger P. Notas sobre o culto dos orixás e voduns na Bahía de todos o Brasil, e na antiga costa dos escravos, na áfrica. São Paulo: Edusp; 2000

Amado R. Festas nas águas: fé e tradição nos rios e mares do Brasil. São Paulo: Horizonte; 2011.

Castro Júnior LV. Festa e corpo: as expressões artísticas e culturais nas festas populares baianas Salvador: Edufba; 2014.169p

Moscovici S. Social cognition: perspectives on everyday understanding. London: Academic Press; 1978. p. 181-209.

Moscovici S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar; 1981. 291p

Jodelet D. As representações sociais. Rio de Janeiro: Uerj; 2001. 420p.

Cardoso VM. Cidade de São Sebastião: o Rio de Janeiro e a comemoração de seu santo patrono nos escritos e ritos jesuíticos, 1585. Revista Brasileira de História 2012;32(63):15-37. https://doi.org/10.1590/S0102-01882012000100002

Abric JC. A abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes, 2003. In Campos PHF, Loureiro MCS. Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: UCG; 2003; p. 37-57

Sá CP. Estudos de psicologia social: história, comportamento, representações e memória. Rio de Janeiro: Uerj; 2015.

Oliveira DC, Gomes AMT. O processo de coleta e análise dos conteúdos e da estrutura das representações sociais: desafios e princípios para a enfermagem. In Lacerda MR, Costenaro RGS. (Orgs). Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá; 2016. p. 351-386.

Silva CAO; Barroso HP. Cultura, patrimônio e as festas religiosas: uma relação com o desenvolvimento turístico de Luziânia/GO. Revista de Turismo Contemporâneo – RTC 2015;3(1):16-35.

Shitsuka R, Paula LM, Shitsuka DM, Teixeira RLP. Práticas culturais associadas à festa religiosa de Corpus Christi em uma cidade do interior espírito-santense, no Brasil. Ensaios & Diálogos 2017;10(1):177-95.

Abric JC. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira ASP. (Org.); Oliveira DC. Estudos interdisciplinares de representação social. 2. ed. Goiânia: AB; 2000. p. 27-46.

Ferreira GCF, Salimena AMO, Melo MCS. Crença e religiosidade: auxílio à equipe de enfermagem no enfrentamento da morte do paciente cirúrgico. Enferm Bras 2013;11(6):343-7.

Borges MS, Santos MBC, Pinheiro TG. Representações sociais sobre religião e espiritualidade. Rev Bras Enferm 2015;68(4):609-16. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680406i

Reis NR, Soler ZASG. A espiritualidade na atenção à saúde: um tema atual para profissionais e usuários da saúde. Enferm Bras 2016;15(5):236-7. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v15i5.667

Machado AL, Cabral MAA. Observação em enfermagem em saúde mental visando as práticas religiosas. Acta Paul Enferm 1996;9(3):31-7.

Hoga LAK. A influência da crença religiosa na motivação de uma cliente para o autocuidado. Rev Esc Enferm USP 1993;27(1):73-85.

Vianna ACA, Crossetti MGO. Movimento entre cuidar e cuidar-se em UTI: uma análise através da teoria do cuidado transpessoal de Watson. Rev Gaúcha Enferm 2004;25(1):56-69.

Scussel MS. Self-comprehension and the Divine’s representation through a multidisciplinary look. Protestantismo em Revista [Internet] 2012;28. http://periodicos.est.edu.br/index. php/nepp/article/view/227/350

Watson J. The Philosophy and science of caring. Boulder: University Press of Colorado; 2008.

Riegel F, Crossetti MGO, Siqueira DS. Contribuições da teoria de Jean Watson ao pensamento crítico holístico do enfermeiro. Rev Bras Enferm 2018;71(4):2193-7. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0065

Published

2019-05-22

Issue

Section

Original articles