Erros de medicação: intervenções adotadas pelos enfermeiros de educação continuada
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v12i1.3726Abstract
Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar as intervenções realizadas pelos enfermeiros de educação continuada para prevenção de erros de medicação. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa survey exploratório-descritivo, de caráter quantitativo. A amostra foi constituída por enfermeiros que atuam em educação continuada na região do Alto Tiête/SP, através de amostragem por conveniência. Resultados: Os resultados demonstraram um cenário em que os enfermeiros realizam diversas intervenções para prevenção de erros de medicação, porém há escassez no processo avaliativo dessas intervenções, evidenciando a necessidade de aprofundamento desta temática pelos enfermeiros atuantes em educação continuada. Conclusão: A educação continuada atua na melhoria da qualidade na assistência í saúde através da sistematização do aprendizado, conscientização e mudanças geradas a partir de estratégias educacionais. Na prevenção de erros de medicação há diversos sistemas que visam a segurança do paciente na assistência í saúde. Neste contexto, a educação continuada desses profissionais proporciona condições facilitadoras para que haja diminuição significativa de erros na medicação.
Palavras-chave: erros de medicação, enfermagem, educação continuada.
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