Em busca de conhecimento de enfermagem sobre os pacientes portadores de úlcera por pressão

Authors

  • Nariani Souza Galvão UFAM

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i1.3729

Abstract

Objetivo: Descrever a experiência vivida por um grupo de alunas de enfermagem junto aos cuidados com os pacientes portadores de úlcera por pressão. Método: Trata-se de um estudo descritivo e para o desenvolvimento da atividade utilizamos o método participativo e técnicas de ensino. Como referencial teórico destaca-se conceito, fisiologia, classificação, fatores de risco para úlcera por pressão, prevenção e tratamento. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi composto por caracterí­sticas do paciente relativas a dados sociodemográficos e clí­nicos, localização anatômica e avaliação clí­nica da úlcera. Resultado: Durante a realização da coleta de dados observamos uma grande quantidade de casos de pacientes portadores de úlcera por pressão. Conclusão: A experiência foi significativa, apontando que a aprendizagem em pesquisa deve ser acompanhada de um processo dialógico entre os envolvidos, possibilitando sua autonomia e comprometimento.

Palavras-chave: úlcera por pressão, pacientes, cuidados de enfermagem.

 

Author Biography

Nariani Souza Galvão, UFAM

Enfermeira, Professora do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Urgência e Emergência em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho

References

NUAP – National Pressure Ulcer Advisory Panel. [citado 2011 Jan 17]. Disponível em URL: http://www.npuap.org

Perracini NR. Úlcera por pressão. [citado 2011 Aug 5]. Disponível em URL: http://www.fmrp.usp.br

Goulart FM, Ferreira JA, Santos KAA, Morais VM, Filho GAF. Prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados: uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Objetiva 2008;4.

Souza CA, Santos I, Silva LD. Aplicando as recomendações da escala de Braden e prevenindo úlceras por pressão – evidencias do cuidar em Enfermagem. Rev Bras Enferm 2006;59(3):279-84.

Gomes FSL, Bastos MAR, Matozinhos FP, Temponi HR, Meléndez GV. Fatores associados à úlcera por pressão em pacientes internados nos Centros de Terapia Intensiva de Adultos. Rev Esc Enferm 2010;44(4):1070-6.

Silva DP, Barbosa MH, Araújo DF, Oliveira LP, Melo AF. Úlcera por pressão: Avaliação de fatores de risco em pacientes internados em um hospital universitário. Revista Eletronica de Enferm 2011;13(1):118-23.

Blandes L. Avaliação clínica e epidemiológica das úlceras por pressão em pacientes internados no hospital de São Paulo. Rev Assoc Med Bras 2004;50(2):182-7.

Crozeta K. Avaliação epidemiológica das úlceras por pressão em um hospital de ensino. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Enfermagem; 2009.

Diccini S, Camaduro C, Iida LIS. Incidência de úlcera por pressão em pacientes neurocirúrgicos de hospital universitário. Acta Paul Enferm 2009;22(2):205-9.

Gomes FSL, Bastos MAR, Matosinhos FP, Temponi HR, Velásquez-Meléndez G. Fatores associados à úlcera por pressão em pacientes interndos nos centros de terapia intensiva de adultos. Rev Esc Enferm 2010;44(4):1070-6.

Wada A, Neto NT, Ferreira MC. Úlceras por pressão. Revista de Medicina (São Paulo) 2010;89(3/4):170-7.

Serpa LF, Santos VLCG, Campanili TCGF, Queiroz M. Validade preditiva da Escala de Braden para o risco de desenvolvimento de úlcera por pressão em pacientes críticos. Rev Bras Enferm 2011;19(1):8.

Dealey C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. 3ª ed. São Paulo: Atheneu; 2008.

Published

2013-02-10

Issue

Section

Experience reports