Inglês instrumental: a leitura para fins acadêmicos na enfermagem

Authors

  • Adilia Maria Pires Sciarra FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i4.3754

Abstract

A relevância da lí­ngua inglesa como instrumento de acesso ao conhecimento escrito no mundo acadêmico motivou sua inserção junto da Informática, como parte de um tripé que compõe a disciplina de Metodologia Cientí­fica. Desta forma o Inglês Instrumental foi introduzido como parte de componente curricular logo no primeiro ano da graduação em Enfermagem, isto é, como oportunidade de um refinamento ou aperfeiçoamento da aprendizagem de lí­ngua estrangeira para os alunos recém-aprovados em um conceituado vestibular no estado de São Paulo.

O curso de Inglês Instrumental ou ESP (English for Specific Purposes) é um curso que se diferencia dos demais porque é uma abordagem ao ensino de lí­ngua inglesa através da qual todas as decisões sobre o conteúdo e o método aplicados são baseadas na razão por que o aluno aprende.

Nesta abordagem, o foco da aprendizagem está direcionado a um recorte das quatro habilidades que compõem o processo de comunicação humana: Ouvir, Falar, Ler e Escrever. Assim, com base no pressuposto da formação dos alunos da Enfermagem também na área acadêmica, o curso está elaborado na necessidade do desenvolvimento do recorte da habilidade em Leitura.

O Course Design está estruturado da seguinte forma: inicialmente, apoiado no aprendizado das principais estratégias de leitura e habilidades linguí­sticas da lí­ngua inglesa comparadas í  lí­ngua portuguesa e, no final, o acesso e a prática aos dispositivos tecnológicos facilitados pela rede mundial dos computadores, ou seja, pela Internet.

Segundo Grellet, 1981, a leitura deve ser definida como um processo de entender, interpretar algo escrito. Portanto, entender um texto acadêmico escrito em lí­ngua estrangeira pressupõe determinadas questões que envolvem a leitura, que quando trabalhadas no Instrumental são preenchidas por elementos determinados.

Tenho trabalhado no enfoque de Inglês Instrumental junto ao Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, elaborando material especí­fico, no gênero acadêmico-cientí­fico, na disciplina de metodologia de pesquisa. No final da prática teórica, os alunos têm a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento das principais estruturas escritas da lí­ngua inglesa mediante os dispositivos tecnológicos via WEB, por meio dos quais puderam também elaborar um levantamento de vocabulário geral e especí­fico voltado para a Enfermagem: "Terminologia Genérica e Especí­fica em Enfermagem-Glossário Inglês-Português".

Este glossário transformou-se em publicação divulgada em 2011, fazendo parte das comemorações dos 20 anos da graduação em Enfermagem da FAMERP.

A cada ano temos fortalecido parcerias para divulgação da importância do inglês junto í  graduação e pós-graduação da Enfermagem da FAMERP, fato que tem contribuí­do para a conquista da excelência de ensino, pesquisa e extensão da Enfermagem FAMERP, destacada entre as melhores faculdades de enfermagem do paí­s.

Author Biography

Adilia Maria Pires Sciarra, FAMERP

Professora com graduação em Letras Anglo-Portuguesa pela Universidade de Maringá, PR, especialista pela PUC/SP no ensino de Lí­ngua Instrumental para fins acadêmicos: Inglês, Português. Desenvolve o ensino de Inglês Instrumental na graduação do curso de Enfermagem por oito anos e por 10 anos atua no ensino de lí­ngua inglesa para fins acadêmicos na Faculdade de Medicina. Atualmente voltada para o conhecimento e o uso da tecnologia, ou seja, E-Learning aplicado no ensino-aprendizagem de Anatomia Obstétrica direcionado í  Enfermagem.

Published

2019-12-28