Atendimento recebido nos Centros de Terapia Intensiva adulto: percepção dos pacientes
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v15i1.96Abstract
Objetivos: Identificar as características pessoais e conhecer as percepções acerca do atendimento recebido para os pacientes egressos de Centros de Terapia Intensiva (CTIs) Adultos. Métodos: Estudo qualitativo, do tipo exploratório, descritivo e transversal, com tamanho amostral definido por saturação de dados e amostragem do tipo intencional. Após aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa, colheram-se os dados por meio de um instrumento estruturado e um roteiro de entrevista semiestruturada. Tais dados foram analisados e interpretados utilizando a estatística descritiva e a análise de conteúdo, respectivamente, para cada instrumento. Resultados: Quanto às características pessoais dos 10 entrevistados, sobressaiu o gênero masculino com 70%; as idades entre 67 e 74 anos com 50%; a religião católica com 80%; o ensino fundamental incompleto com 60%; aposentado como profissão com 30%; quatro dias como tempo de internação no CTI com 50% e infarto agudo do miocárdio como motivo da internação com 30%. Para eles o atendimento recebido no CTI foi "ótimo, excelente, maravilhoso, muito legal e sem reclamações", "muito bom", "tudo bom, certinho e normal". Conclusão: Os respondentes, ao expressarem sua satisfação com o atendimento recebido, reconhecem e gratificam o trabalho da equipe que atua nos locais onde este estudo foi desenvolvido.
Palavras-chave: centro de terapia intensiva, adulto, pacientes internados, assistência ao paciente.
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