Vulnerabilidade individual ao HIV/Aids nas relações sorodiscordantes

Autores/as

  • Fernanda da Mata Vasconcelos Silva Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa
  • Tatiane Gomes Guedes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i6.1018

Resumen

Objetivo: Identificar evidências cientí­ficas acerca dos elementos de vulnerabilidade individual de casais sorodiscordantes. Método: Revisão integrativa de Literatura realizada em junho 2016 nas bases da Lilacs, Cinahl, SciVerse Scopus, PubMed Central, BDENF e na Science Direct por meio do cruzamento dos descritores (DeCS): "HIV", "Sexualidade", "Comportamento sexual", "Parceiros sexuais" e "Vulnerabilidade em Saúde" para responder a questão norteadora: "O que os estudos evidenciam como componentes da vulnerabilidade individual de casais que vivem em relação de sorodiscordância ao HIV?". Resultados: A amostra final foi constituí­da de quatro artigos. Emergiu da análise de conteúdo a modalidade temática "Vulnerabilidade individual ao HIV", e três subtemas articulados com o tema central: Divergência de gêneros na utilização sistemática do preservativo e na negociação de práticas de sexo seguro; Terapia Antirretroviral como fator de proteção ao HIV/Aids; Crenças e fatores culturais que interferem na vida afetivo-sexual de casais sorodiscordantes. Conclusão: Do ponto de vista sociocultural, a Aids pouco mudou. A construção social de percebê-la como doença restrita a "grupos de risco" reflete o descompasso que existe entre as ações preventivas promovidas pela gestão em saúde e a realidade cotidiana do casal.

Palavras-chave: HIV, sexualidade, comportamento sexual, parceiros sexuais, vulnerabilidade em saúde.

 

Biografía del autor/a

Fernanda da Mata Vasconcelos Silva, Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco ( 2017 ). Graduada em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda ( 2007), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade dos Guararapes ( 2009) e Especialista Didático Pedagógica para Educação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atuou como Professor Auxiliar da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ( FENSG / UPE) e docente do curso para formação de técnicos de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Educação em Saúde, Sexualidade e Saúde do Trabalhador. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Sexualidade , Sorodiscordância ao HIV/Aids, Saúde LGBT, Saúde do trabalhador e Abordagem fenomenológica.

Tatiane Gomes Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Especiação em Epidemiologia e Vigilância í  Saúde (2006); Mestrado (2008) e Doutorado (2011) pela Universidade Federal do Ceará. Membro Revisor de Periódicos de Enfermagem. Atua na área de Enfermagem Fundamental e na Saúde Sexual e Reprodutiva.

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Publicado

2018-01-29

Número

Sección

Artículos de revisión