Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas

Autores/as

  • Rodrigo Assis Neves Dantas UFRN
  • Daniele Vieira Dantas UFRN
  • Ian Rodrigo SilNascimento e Silva UFRN
  • Naryllenne Maciel de Araújo UFRN
  • Anne Marí­lia de Aquino Laurentino UFRN
  • Helena Marta Alves Nunes UFRN
  • Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro UFS

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i3.1186

Resumen

Introdução: Garantir o ensino de primeiros socorros assegura uma melhor assistência em situações de emergência. Para isso, a população de ambiente escolar é uma parcela importante para propagar esse conhecimento, já que a mesma se encontra em um ambiente propenso a acidentes. Objetivo: Descrever a experiência do processo de ensino-aprendizagem, em primeiros socorros para crianças, adolescentes e professores de uma instituição de ensino, assim como a importância da educação em saúde no ambiente escolar. Métodos: Estudo descritivo, do tipo de relato de experiência, realizado no primeiro semestre de 2017, com público alvo de crianças, adolescentes, professores e responsáveis, proveniente de um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: Foram realizados seis encontros com assuntos pertinentes aos primeiros socorros, com 21 crianças e 12 responsáveis. Foi utilizada a metodologia de aulas expositivas acerca de situações de primeiros socorros e simulação da prática de imobilização da ví­tima em acidentes e de reanimação cardiopulmonar. Conclusão: As abordagens metodológicas foram consideradas com êxito pelos organizadores, atingindo o objetivo de educar as crianças, adolescentes e responsáveis acerca dos cuidados de primeiros socorros. É necessário articulação para implementação de educação em saúde nas escolas.

Palavras-chave: primeiros socorros, educação em saúde, aprendizagem.

Biografía del autor/a

Rodrigo Assis Neves Dantas, UFRN

Enfermeiro, Pós-Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Ciências da Saúde/UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal/RN

Daniele Vieira Dantas, UFRN

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Ciências da Saúde/UFRN, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal/RN

Ian Rodrigo SilNascimento e Silva, UFRN

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN

Naryllenne Maciel de Araújo, UFRN

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN

Anne Marí­lia de Aquino Laurentino, UFRN

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal/RN

Helena Marta Alves Nunes, UFRN

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN

Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro, UFS

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Aracajú/SE

Citas

Ragadali Filho A, Pereira NA, Leal I, Anjos QS, Loose JT. A importância do treinamento de primeiros socorros no trabalho. Rev Saberes 2015;3(2):114-25.

Cruz BF, Santos FC, Wassmansdorf R. Os primeiros socorros e os deveres do professor de educação física na escola [monografia]. Curitiba: Faculdade Dom Bosco; 2015.

Coelho, JPSL. Ensino de primeiro socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC 2015;8(1).

Rosa RS, Sanches GJC, Gomes ICR, Silva MLM, Duarte ACS, Boery RNSO. Estratégias baseadas em metodologias ativas no ensino aprendizagem de primeiros socorros: relato de experiência. Rev Enferm 2017;2(11):798-803.

Gemignani EYMY. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Rev Fronteiras da Educação 2012;2(1):1-27.

Neto NMG, Caetano JA, Barros LM, Silva TM, Vasconcelos EMR. Primeiros socorros na escola: construção e validação da cartilha educativa para professores. Acta Paul Enferm 2017;30(1):87-93.

Pergola AM, Araújo IEM. O leigo e o suporte básico de vida. Rev Esc Enferm USP 2008;43(2):335-42.

Mota LL. Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência [dissertação]. Florianópolis: UFSC; 2013.

Veronese AM, Oliveira DLL, Rosa IM, Nast K. Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Rev Gaúcha Enferm 2010;31(1):179-82.

Mesquita T M, Albuquerque RS, Bonfim AMA, Sales MLH, Santana MCCP, Ferreira AMV. Recurso educativo em primeiros socorros no processo ensino-aprendizagem em crianças de uma escola pública. Rev Ciência Plural 2017;3(1):35-50.

Silva AS, Soares AAS, Lima LCD. Primeiros socorros no ambiente escolar: uma ação interdisciplinar. Rev Formare PARFOR 2016;1(4):99-102.

Oliveira MR, Leonel ARA, Montezeli JH, Gastaldi AB, Martins EAP, Caveião C. Conception of undergraduate nursing students on the practice of health education on first aid. Rev Rene 2015;16(2):150-8.

Wilksa J, Pendergast D. Skills for life: First aid and cardiopulmonary resuscitation in schools. Health Education Journal 2017;76(8):1009-23.

Caladrim LF, Santons AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. First aid at school: teacher and staff training. Rev Rene 2017;18(3):292-9.

Kureckova V, Gabrhel V, Zamenick P, Rezac P, Zaoral A, Hobl J. First aid as an important traffic safety factor – evaluation of the experience–based training. Eur Transp Res Rev 2017;9(5):2-8.

American Heart Association. HIGHLIGHTS of the 2015 American Heart Association Guidelines Update for CPR and ECC. 2015. [citado 2017 Jun 10]. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-English.pdf

Dessotte CAM, Silva FS, Furuya RK, Ciol MA, Hoffman JM, Dantas RAS. Somatic and cognitive-affective depressive symptoms among patients with heart disease: differences by sex and age. Rev Latinoam Enferm 2015;23(2):208-15.

Brunori EHFR, Lopes CT, Cavalcante AMRZ, Santos VB, Lopes JL, Barros ALBL. Association of cardiovascular risk factors with the different presentations of acute coronary syndrome. Rev Latinoam Enferm 2014;22(4):538-46.

Sociedade Brasileira de Cardiologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010;95:1-51.

Publicado

2018-07-16

Número

Sección

Artículos originales