Formação e aplicabilidade dos preceitos éticos pelos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.2053Resumen
Introdução: Na área da saúde, a competência ética dos futuros profissionais é entendida como a capacidade autônoma de percepção, reflexão e decisão coerente em relação às condutas humanas no cuidado í saúde e í vida. A enfermagem vem se desenvolvendo com base em conhecimentos empíricos, teorias fundamentadas e desempenho dirigido í assistência, ao ensino, ao gerenciamento e í pesquisa. Objetivo: Apreender as percepções dos enfermeiros de um Hospital Universitário acerca da formação e aplicabilidade dos preceitos éticos na profissão. Material e métodos: Pesquisa, qualitativa descritiva, realizada em um Hospital Universitário em São Luis/MA. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 30 enfermeiros, as quais foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Emergiram 4 categorias: a) Ensino da ética; b) Postura ética dos enfermeiros; c) Relacionamento com a instituição; d) Domínio ético dos profissionais. Conclusão: Faz-se necessário o entendimento da importância da ética na enfermagem, seja esta na assistência ou no ensino, atrelada aos valores adquiridos na formação social, familiar, religiosa, inerentes ao indivíduo.
Palavras-chave: ética, enfermagem, ensino, assistência.
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