O enfermeiro como Coaching em amamentação: o desenvolvimento da autoeficácia

Autores/as

  • Maria Luiza Camuri Machado FAMERP
  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i6.2095

Resumen

Como enfermeiros, cada um de nós tem modelo de profissionais que se destacaram ou se destacam como lí­deres na difusão da arte e da ciência da Enfermagem no Brasil e reconhecem que os caminhos trilhados pelos precursores é que impulsionam ações a cada tempo. A formação matriz de enfermeiras no Brasil, nos moldes Nightingeleano, iniciou-se no Brasil em 1923, no Rio de Janeiro, como Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, com a vinda de enfermeiras norte-americanas e a intermediação do sanitarista Carlos Chagas. É a atual Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e representa um monumento histórico para a profissão, pelo protagonismo de ilustres enfermeiras aí­ formadas ou que por ela passaram, que dedicaram sua vida para desenvolver a enfermagem como profissão, no ensino, na assistência e na pesquisa [1].Temos que reconhecer a arte, a ciência e a dedicação de enfermeiras que se destacaram no Brasil e instiguem enfermeiros de hoje e de amanhã a acreditarem em si e em sua profissão, lutando para seu reconhecimento social como profissão regulamentada ética e legalmente, além da abordagem humaní­stica que lhe é peculiar.

 A palavra Coaching é derivada da palavra inglesa coach que significa treinar, induzir, persuadir, ensinar, instruir, preparar, é utilizada desde 1830, mas ganhou força a partir de 1950. Está atrelada ao conceito de liderança, de forma que lí­der e liderado formam parceria para o alcance de metas. De modo geral, o Coaching é utilizado na enfermagem para gestão de pessoas, educação em saúde e desenvolvimento da prática profissional [2].

Para o enfermeiro atuar como Coaching, ele deve buscar formação especí­fica, em curso com adequadas credenciais, para ser um profissional qualificado. Essa atuação pode ser feita com todas as pessoas que querem atingir um objetivo, seja ele profissional ou pessoal, mas a pessoa deve estar ciente que exigirá um alto grau de comprometimento para alcançar a meta ou atingir suas expectativas.

Na última década, principalmente, o enfermeiro brasileiro vem ganhando mais espaço como Coaching, pois essa metodologia é ressaltada em todo o mundo como a mais eficaz para aumentar o desempenho de pessoas, profissionais, grupos e organizações. Facilita o alcance de resultados positivos, com o uso de ferramentas estudadas e validadas, conseguindo, levar a pessoa ao estado desejado de forma rápida e assertiva, fazendo com que tenha um aumento da autoconfiança, canalizando energias positivas, melhorando a saúde mental, que indiretamente impacta na saúde fí­sica.

Em pesquisa sobre liderança Coaching em uma amostra de enfermeiros, ficou em destaque que as habilidades preponderantes foram: comunicação, dar e receber feedback, dar e ganhar poder, exercer influência e comprometer-se a apoiar para o alcance dos resultados [3].

Temos observado que as mulheres que apresentam dificuldades na amamentação, respondem bem quando são submetidas a técnicas do Coaching. Neste enfoque, estamos aprofundando estudos a respeito de como ajudar as mulheres que estão com dificuldades na amamentação, tentando encontrar soluções que possam ser ofertadas para aumentar os í­ndices de aleitamento materno e é possí­vel encontrar enfermeiros que divulgam sua atuação como coaching materno.

O momento da maternidade é recheado de transformações que geram muita insegurança e esse é o momento no qual a mãe deve desenvolver autoconfiança para que consiga ter uma autoeficácia no aleitamento materno e no cuidado com a criança, reorganizando a vida e as novas atividades que nascem juntamente com um bebê.

Portanto nós quanto enfermeiros, quando identificarmos uma puérpera com dificuldade na amamentação, podemos direcioná-las a Enfermeiros Coaching, que poderão ajudá-la com mais propriedade a conquistar a autoconfiança e a ter mais autoeficácia na amamentação.

Ainda, precisamos como enfermeiros que lutam pela Enfermagem, ter certeza de nossos objetivos e não nos curvarmos ante profissionais ou entidades que querem o enfermeiro liderando a equipe de enfermagem para executar tarefas prescritas pelo médico apenas.

Precisamos de enfermeiros com formação em coaching, que lutem por uma enfermagem baseada no método cientí­fico, voltada para a assistência sistematizada de enfermagem, para o ser humano integral, que atuem com entusiasmo, disposição e amor pela profissão.

Na Enfermagem Obstétrica a tarefa é ainda mais árdua em nosso paí­s, que tem um modelo de assistência que caminha ao revés do mundo e tendo que enfrentar cotidianamente situações corporativas profissionais. Cabe agir como coaching em atenção ao protagonismo da mulher e famí­lia no nascimento, não esmorecer, trabalhar com entusiasmo e lutar pelo agir profissional cientí­fico, ético, legal e humaní­stico, acompanhando e instruindo gestantes, parturientes e puérperas para um nascimento prazeroso, humanizado, aumentando os í­ndices de partos normais/naturais e de aleitamento materno exclusivo.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Camuri Machado, FAMERP

Enfermeira Obstetra, formação em Coaching, gestora da Medicina Preventiva de operadora privada de plano de saúde de grande porte, mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)  

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, enfermeira, Docente e orientadora da graduação e pós-graduação na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP); organizadora e coordenadora geral do Curso de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica na FAMERP, Orientadora do mestrado

Citas

Peres MAdeA. Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 90 anos de sua criação. Rev Esc Anna Nery 2013;16(1):7-9.

Machado BP, Lima SBS, Tonini TFF, Paes LG, Kinalski DdalF. Conhecimento sobre o uso do coaching na enfermagem. II Jornada Internacional de Enfermagem UNIFRA; 2012.

Cardoso MLAP, Ramos LH, D’Innocenzo M. Liderança Coaching: um modelo de referência para o exercício do enfermeiro-líder no contexto hospitalar. Rev Esc Enferm USP 2011;45(3):730-7.

Publicado

2018-01-29