O enfermeiro na assistência ao recém-nascido: conhecimentos, habilidades e atitudes adicionais

Autores/as

  • Ana Leticia Monteiro Gomes UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v13i2.3675

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos e habilidades adicionais dos enfermeiros que atuam no atendimento ao recém-nascido no municí­pio do Rio de Janeiro. O método foi quantitativo, transversal, não-experimental, descritivo, com técnica de amostragem por conglomerados. Os dados foram processados com o auxí­lio do Microsoft Office Excel 2007 e analisados í  luz de documentos e manuais da Confederação Internacional das Parteiras e do Ministério da Saúde. Os resultados mostram que 41,66% dos enfermeiros têm todos os conhecimentos adicionais avaliados e 33,33% têm todas as habilidades adicionais. Concluí­mos que o enfermeiro desempenha seu papel de educador com propriedade, no entanto, a ausência de alguns conhecimentos adicionais pode conferir uma habilidade equivocada e uma prática profissional que confere um risco í  assistência ao recém-nascido, devendo o profissional ter uma avaliação admissional e um treinamento prévio que assegure sua competência.

Palavras-chave: competência profissional, recém-nascido, assistência de enfermagem, atenção básica.

Biografía del autor/a

Ana Leticia Monteiro Gomes, UNIRIO

Enfermeira, Residente de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde em convênio com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Citas

Gomes ALM, Rocha CR, Tyrrell MAR. As competências técnicas dos enfermeiros na assistência ao recém-nascido. Rev Pesqui Cuid Fundam 2013;5(4):449-57.

Fontana RT, Siqueira, KI. O trabalho do enfermeiro em saúde coletiva e o estresse: análise de uma realidade. Cogitare Enferm 2009;14(3):491-8.

Organização Pan-americana de Saúde, Organização Mundial da Saúde. Saúde neonatal no contexto da saúde materna, neonatal e da criança para o cumprimento das metas de desenvolvimento do milênio da declaração do milênio das nações unidas. Brasil: OPA/OMS; 2010.

Lima AG, Santos CMS, Poluceno GAS, Soratto MT, Ceretta LB. Principais causas de morte neonatal em Criciúma e o papel do enfermeiro quanto a prevení-las. Enfermagem Brasil 2012;11(5):257-65.

Zulfiqar AB, Black RE. Global maternal, newborn, and child health — so near and yet so far. N Engl J Med 2013;369:2226-35.

Souza MHN, Gomes TNC, Paz EPA, Trindade CS, Veras RCC. Estratégia acolhimento mãe-babê: aspectos relacionados à clientela atendida em uma unidade básica de saúde do município do Rio de Janeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm 2011;15(4):671-77.

Wong DL. Wong fundamentos de Enfermagem Pediátrica – elementos essenciais a intervenções efetivas. 7th ed. São Paulo: Elsevier; 2006.

Santos MEA, Quintão NT, Almeida RX Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc Anna Nery Rev Enferm 2010;14(3):591-598.

Pascolat G. Violência no lar contra a criança. Rev Educar 1999;15(1):1-5.

Pinho APS, Nunes ML. Perfil epidemiológico e estratégias para o diagnóstico de SMSL em um país em desenvolvimento. J Pediatr (Rio J) 2011;87(2):115-22.

Roecker S, Mai LD, Baggio SC, Mazzola JC, Marcon SS. A vivência de mães de bebês com malformação. Esc Anna Nery Rev Enferm 2012;16(1):17-26.

Beck D, Ganges F, Goldman S, Long P. Manual de Consulta para Cuidados ao Recém-Nascido [online]. [citado 2012 Nov 03]. Disponível em URL: http://www.healthynewbornnetwork.org

Publicado

2014-04-10

Número

Sección

Artículos originales