Qualidade de vida de graduandos de enfermagem em uma instituição privada no agreste Pernambucano

Autores/as

  • Rita de Cássia Acioli Barbosa ASCES
  • Angélica de Godoy Torres Lima ASCES
  • Amanda Campos Batista ASCES

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i3.3745

Resumen

Objetivou-se avaliar a qualidade de vida de graduandos em enfermagem correlacionando com variáveis sociodemográficas do grupo. Estudo transversal, descritivo, exploratório, quantitativo que aplicou WHOQOL-bref da OMS em 144 graduandos do primeiro ao último ano. Realizaram-se testes de hipótese para comparar os grupos. Resultados indicaram menores escores naqueles estudantes que não residem em Caruaru e/ou trabalham e estudam. Isto justifica implantação de programas de suporte para prevenir distúrbios neste público.

Palavras-chave: qualidade de vida, estudantes de enfermagem, bacharelato em enfermagem.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia Acioli Barbosa, ASCES

Docente em Enfermagem, Faculdade ASCES, Caruaru/PE

Angélica de Godoy Torres Lima, ASCES

Preceptora de Enfermagem na Faculdade ASCES

Amanda Campos Batista, ASCES

Enfermeira, Faculdade ASCES, Pesqueira/PE

Citas

Batista AAV, Viera, M, Cardoso NCS, Carvalho GRP. Fatores de motivação e insatisfação no trabalho do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP 2005;39(1):85-91.

The Whoqol Group. Development of the World Health Organization WHOQOL-bref. Quality of Life Assesment. Psychol Med 1998;28:551-8.

Nunes APM. Qualidade de vida do aluno-trabalhador do curso de habilitação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Dissertação]. Guarulhos: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; 2006.

Kawkame PMG, Miyadahira AMK. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2005;39(2):164-72.

Saupe R, Nietche EA, Cestari ME, Giorgi MDM, Krahl M. Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem. Rev Latinoam Enferm 2004;12(4):636-42.

Cerchiari EAN. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes universitários [Tese]. Campinas: Faculdade de Ciências Médicas; 2004.

Esperidião E, Munari DB. Holismo só na teoria: a trama de sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação. Rev Esc Enferm USP 2004;38(3):332-40.

Fleck MPA, Chachamovich E, Trentini CM. Projeto WHOQOL-OLD: método e resultados de grupos focais no Brasil. Rev Saúde Pública 2003;37(6):793-9.

Garro IMB, Camillo SO, Nóbrega MPSS. Depressão em graduandos de Enfermagem. Acta Paul Enferm 2006;19(2):162-7.

Eurich RB, Kluthcovsky ACGC. Avaliação da qualidade de vida de acadêmicos de graduação em Enfermagem do primeiro e quarto anos: influência das variáveis sociodemográficas. Rev Psiquiatr 2008;30(3):211-20.

Wetterich NC, Melo MRA Costa. Perfil sociodemográfico do aluno do curso de graduação em enfermagem. Rev Latinoam Enferm 2007;15(3):404-10.

Oliveira RA, Ciampone MHT. Qualidade de vida de estudantes de enfermagem: a construção de um processo e intervenções. Rev Esc Enferm USP 2008;42(1):57-65.

Sousa MLA. O estudante-trabalhador de enfermagem: desvelando essa nova realidade [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1992.

Binotto M, Schaurich D. Stress in undergraduate nursing course: a qualitative approach. Rev Enferm UFPE 2010;4(3):1371-6.

Publicado

2013-06-10

Número

Sección

Artículos originales