Meu filho sob uma luz: a assistência de enfermagem em puérperas de neonatos sob fototerapia

Autores/as

  • Diego Pereira Rodrigues UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i3.3750

Resumen

Este estudo tem como objetivo descrever a assistência de enfermagem junto às mães de neonato com hiperbilirrubinemia em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A metodologia utilizada foi revisão integrativa de literatura com coleta de dados nas bases eletrônicas Literatura Latino-Americana e do Caribe (Lilacs), Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Base de Dados de Enfermagem (Bdenf), das quais foram selecionados 9 artigos para análise. Os resultados apontam que as experiências vivenciadas pelas mães de recém-nascidos com hiperbilirrubinemia sob terapêutica de fototerapia são assustadoras, pois o ambiente desconhecido, seu filho sob uma luz intensa e com cuidados especiais de toda a equipe de saúde da UTIN favorece para esse quadro. Isso é agravado pela falta de informação, comunicação e esclarecimento í  mãe por parte dos profissionais, especificamente o enfermeiro. Observou-se uma necessidade de uma assistência integral, individual e humanizada, focando não apenas o cuidado, mas também o sofrimento vivenciado pelas mães. É fundamental estabelecer essa comunicação da equipe de saúde com a mãe através de uma análise clara e sucinta, oferecendo um suporte a essa mãe que se encontra com uma gama de sentimentos. Apontamos que essas práticas não vivenciadas devem ser desenvolvidas e devemos repensar os ensinamentos e orientações para que possamos, finalmente, assumir autenticamente os cuidados de enfermagem ao binômio mãe-filho no sentido de proporcionar melhor qualidade da assistência.

Palavras-chave: hiperbilirrubinemia, fototerapia e Enfermagem.

Biografía del autor/a

Diego Pereira Rodrigues, UFF

Enfermeiro, Mestrando em Ciências do Cuidado da Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro

Citas

Lowdermilk DL, Perry SE, Bobak IM. O cuidado em enfermagem maternal. 5a ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.

Wong DL. Enfermagem Pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

Schmitz EMR. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura. São Paulo: Atheneu; 2005.

Harrison TR. Medicina interna. 18a ed. Rio de Janeiro: McGrawHill; 2013.

Campos ACS, Cardoso MVLML. Tecnologia educativa para a prática do cuidado de enfermagem com mães de neonatos sob fototerapia. Texto Contexto Enferm 2008;17(1):36-44.

Pompeo DA, Rossi LA, Galvão CM. Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação do diagnóstico de enfermagem. Acta Paul Enferm 2009;22(4):434-8.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas; 2002.

Rodrigues FLS, Silveira IP, Campos ACS. Percepções maternas sobre o neonato em uso de fototerapia. Esc Anna Nery Rev Enferm 2007;11(1):86-91.

Pinheiro GR, Ximenes LB, Dodt RCM, Oriá MOB, Barbosa RCM. O neonato sob fototerapia na unidade de internação neonatal - conhecimento das mães. Rev RENE 2007;8(3):44-51.

Campos ACS, Leitão GCM. Crenças e sentimentos vivenciados pelas mães de recém-nascidos sob fototerapia. Rev Gaúcha Enferm 2005;26(1):50-56.

Campos ACS, Cardoso MVLML. O recém-nascido sob fototerapia: A percepção da Mãe. Rev Latinoam Enferm 2004;12(4):606-13.

Campos ACS. Comunicação com mães de neonatos sob fototerapia: Pressupostos humanísticos. Rev RENE 2007;8(3):126-8.

Rosa J, Faccin C, Delegrave D, Argenta C, Fransciscatto LHG. Ações educativas de assistência de enfermagem em ambiente hospitalar: a atenção a pais e familiares de neonatos em fototerapia. Rev Enferm 2012;8(8):154-65.

Campos ACS, Cardoso MVLML. Enfermagem e o cuidado humanístico: proposta de intervenção para a mãe do neonato sob fototerapia. Cienc Enferm 2006;12(1):73-81.

Campos ACS, Cardoso MVLM. Pagliuca LMF, Rossi LA. Comunicação: Instrumento básico da enfermagem para cuidar da mãe do neonato sob fototerapia. Rev RENE 2008;9(4): 24-32.

Castro PS, Silva SMS, Linhares TRC, Sousa AM. O conhecimento das mães de recém-nascidos com icterícia neonatal sobre o tratamento fototerápico. Revista Interdisciplinar NOVAFAPI 2011;5(1):16-20.

Publicado

2013-06-10

Número

Sección

Artículos de revisión