Práticas de humanização na assistência de enfermagem prestadas aos clientes em unidades de terapia intensiva

Autores/as

  • Fabricia Passos Pinto Faculdade Nobre
  • Juliana Bahia Rigaud Faculdade Nobre
  • Layara Souza Faculdade Nobre
  • Magno Conceição das Mercês Faculdade Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v11i6.3831

Resumen

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente cuja dinâmica impõe ações complexas, nas quais o risco de morte iminente é constante, e que requer pessoal altamente qualificado e um grande aparato tecnológico para a manutenção da vida humana. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar o desenvolvimento das práticas de humanização na assistência de enfermagem prestada aos clientes nas UTI. A metodologia utilizada é exploratória e descritiva, realizada através da revisão sistemática de literatura com levantamento de artigos indexados em bases de dados eletrônicas utilizando para critério de busca os descritores: humanização, enfermagem, UTI. Dos 266 artigos encontrados, foram incluí­dos apenas 06. O estudo sinaliza que práticas de humanização na assistência prestada aos clientes nas UTI necessitam que a equipe de enfermagem fortaleça as relações interpessoais, maneje os sentimentos, respeite os valores, crenças e limitações, para compreender suas ações em relação às pessoas que estão sob seu cuidado, não só o cliente, mas seus acompanhantes, que também têm necessidades.

Palavras-chave: humanização, Enfermagem, unidade de tratamento intensivo.

Biografía del autor/a

Fabricia Passos Pinto, Faculdade Nobre

Enfermeira, pós-graduanda em Enfermagem Intensiva da Faculdade Nobre

Juliana Bahia Rigaud, Faculdade Nobre

Enfermeira, pós-graduanda em Enfermagem Intensiva da Faculdade Nobre, aluna especial do mestrado acadêmico em Saúde Coletiva ISC/UFBA

Layara Souza, Faculdade Nobre

Enfermeira, pós-graduanda em Enfermagem Intensiva da Faculdade Nobre

Magno Conceição das Mercês, Faculdade Montenegro

Biólogo Sanitarista, especialista em Planejamento Educacional, Docência do Ensino Superior, Gestão Hospitalar e Saúde Pública, aluno especial do mestrado acadêmico em Saúde Coletiva ISC/UFBA, Docente da Faculdade Montenegro, Coordenador Pedagógico dos Cursos Lato Sensu da Faculdade Montenegro

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Publicado

2012-12-10

Número

Sección

Artículos de revisión