Hiperdia, Sistema de Informação em Saúde, produção de conhecimento para melhoria da prática de enfermagem na Atenção Básica

Autores/as

  • André Luiz de Souza Braga UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v10i2.3849

Resumen

Objetivo: Identificar produções cientí­ficas de enfermagem sobre o sistema de informação em saúde/Hiperdia e analisar criticamente as produções cientí­ficas encontradas delineando os temas abordados com sua aplicabilidade í  prática de enfermagem. Material e métodos: Constituiu-se de pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, no perí­odo de maio a junho de 2010. Foi realizada a busca de artigos nas bases de dados do Lilacs, Medline, BDENF e Scielo. Os descritores utilizados foram: sistemas de informação, hipertensão e diabetes mellitus. Foram selecionadas 7 bibliografias potenciais. Resultados: Diante da leitura dos artigos emergiram três categorias: Sistema de informação em saúde e a Enfermagem; Perfil epidemiológico dos pacientes hipertensos e diabéticos atendidos na atenção básica; e bases de dados do sistema de informação. Conclusão: Foram identificados três tipos principais de produções cientí­ficas: as que trazem informações sobre o sistema de saúde em si, focando a importância de sua adequação, produção, fluxo e análise, e a qualidade das informações sobre hipertensos e diabéticos; as que buscam o perfil dos usuários de saúde cadastrados nesse sistema; e as que dissertam sobre a implantação e importância deste sistema para a enfermagem. O sistema de informação em saúde/ Hiperdia pode ser utilizado pelo enfermeiro para a criação de novas estratégias de prevenção, promoção e recuperação da saúde a partir de dados retirados desse sistema de informação, e permite, também, um auxilio nas questões de gerenciamento da unidade de saúde.

Palavras-chave: sistemas de informação, hipertensão e diabetes mellitus.

Biografía del autor/a

André Luiz de Souza Braga, UFF

Professor Assistente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ

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Publicado

2020-01-02

Número

Sección

Artículos de revisión