Evolução clí­nica e social da hansení­ase em Pernambuco: um estudo etnobibliográfico

Autores/as

  • Fernanda da Mata Vasconcelos Silva UPE http://orcid.org/0000-0001-5465-9714
  • Angela Roberta Lessa de Andrade UPE
  • Cristiane Rodrigues de Carvalho UPE
  • Daniella Alighiene de Carvalho Valeriano IBRA
  • Cinthia Ferreira Regis Prefeitura da Cidade do Recife
  • Joana D"'Arc Vila Nova Jatobá UPE

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v19i6.4262

Resumen

Introdução: As consequências evolutivas do quadro clí­nico da hansení­ase trazem inúmeras sequelas degenerativas que além da dor vivenciada, impactam em prejuí­zos fí­sicos, psí­quicos e socioculturais. Objetivo: Realizar um resgate etnobibliográfico sobre a evolução social e clí­nica da hansení­ase no Estado de Pernambuco. Métodos: Estudo discursivo-textual de natureza etnobibliográfica ancorada na obra "História Vivida na Terra dos Esquecidos". Resultados: A evolução da hansení­ase está correlacionada a decisões polí­ticas e a estratégias de controle, que redefiniram os conceitos sobre a patologia, a partir da própria história da saúde pública no Brasil. Conclusão: A evolução clí­nica da hansení­ase a conduziu de uma doença grave, altamente contagiosa, que conduzia ao internamento compulsório em leprosários e isolamento social para doença crônica curável com tratamento disponí­vel de forma gratuita no Sistema Único de Saúde. Os dados descritos demonstram evolução social da doença e a associa í  eficácia das polí­ticas públicas voltadas ao paciente hansênico através da redução do í­ndice de mortalidade pela doença.

Palavras-chave: hansení­ase, história, saúde pública.

 

Biografía del autor/a

Fernanda da Mata Vasconcelos Silva, UPE

Doutorado em Enfermagem (em andamento) pela Universidade de Pernambuco. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Graduada em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2007), Especialista Didático Pedagógica para Educação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade dos Guararapes (2009) . Consultora Acadêmica na Área de Saúde (DMCT). Enfermeira Assistencial do PACS 401 da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (2019). Professora do núcleo de pós graduação Latu Sensu da Faculdade Novo horizonte (FNH) e FAJOLCA. Atuou como Professora Auxiliar ( Substituto) da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ( FENSG / UPE), Professora do Mestrado Profissional em Educação com Ênfase em Saúde da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Professor da Pós graduação Latu Sensu em Urgência, Emergência e UTI do Instituto Nacional de Ensino, Sociedade e Pesquisa (INESP), Professora do núcleo profissional do Curso de graduação em Enfermagem da Faculdade da Escada (FAESC) e docente do curso para formação de técnicos de Enfermagem (EID).    

Angela Roberta Lessa de Andrade, UPE

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco/UPE, Recife/PE

Cristiane Rodrigues de Carvalho, UPE

Enfermeira, Mestre em Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales /FICS, Recife/PE

Daniella Alighiene de Carvalho Valeriano, IBRA

Enfermeira, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pelo Instituto Brasil de Ensino/IBRA, Salgueiro/PE

Cinthia Ferreira Regis, Prefeitura da Cidade do Recife

Enfermeira, Mestre em Educação em Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS, Recife/PE

Joana D"'Arc Vila Nova Jatobá, UPE

Enfermeira, Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Recife/PE

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Publicado

2021-01-11

Número

Sección

Artículos originales