Cuidados paliativos a paciente portador de encefalocele
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v16i1.903Resumen
A encefalocele é considerada como um defeito do tubo neural e caracteriza-se pela protrusão do tecido encefálico através de uma falha estrutural do tecido ósseo craniano. Este estudo teve como objetivo implementar estratégias em busca da otimização do cuidado paliativo ao paciente pediátrico portador de encefalocele. Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, dos cuidados de enfermagem a um paciente portador de má formação congênita, em um hospital de referência ao atendimento neonatal. Devido í gravidade do caso, a equipe foi orientada a manter cuidados paliativos, para conforto do paciente e seus familiares. Sem perspectiva de tratamento, faz-se necessário realizar curativo estéril, controle térmico; manter a alimentação por sucção e, caso não seja eficiente, administrar com SOG e higiene íntima satisfatória. As más formações congênitas, em grande maioria, precisam ser compreendidas para que a equipe de enfermagem possa prestar assistência de forma singular e satisfatória amenizando os transtornos causados pelas alterações físicas e fisiológicas das patologias.
Palavras-chave: Enfermagem, encefalocele, cuidados paliativos.
Citas
Luiz FCN. Prevalência de defeitos de fechamento de tubo neural no Vale do ParaÃba, São Paulo. Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, SP, Brasil. Rev Paul Pediatr 2008;26(4):372-7.
Marcos JBA, Ângela SC, Regina ALPA, Ana Maria AL, Renata LM, Luciana TB. Defeitos de fechamento do tubo neural e fatores associados em recém-nascidos vivos e natimortos. J Pediatr (Rio J) 2003;79(2):129-347.
Leonor MPS, Michelle ZP. Efeito da fortificação com ácido fólico na redução dos defeitos do tubo neural. Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de BrasÃlia, BrasÃlia, Brasil. Cad Saúde Pública 2007;23(1):17-24.
Ednamare PS, Dora S. Concepções sobre cuidados paliativos: revisão o bibliográfica. Acta Paul Enferm 2008;21(3):504-8.
Cristiana AJG, Giselle D, Myriam A MP. Crianças com anomalias congênitas: estudos bibliográficos de publicações na área de enfermagem pediátrica. Acta Paul Enferm 2007;20(1):18-23.
Tamez RN. Enfermagem na UTI neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2013.