Instrumento para avaliação do graduando de enfermagem em prova prática
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v15i3.184Resumo
Objetivo: Elaborar um instrumento simplificado para avaliação do aluno de enfermagem na realização de prova prática. Método: Relato de experiência sobre a elaboração de um instrumento de avaliação para utilização em provas práticas de semiologia e semiotécnica de enfermagem. Foi testado com mais de 400 acadêmicos de graduação. Resultado: O instrumento, composto por seis etapas, aborda a técnica a ser realizada pelo aluno, o desempenho na execução e na resposta í eventual pergunta sobre o procedimento e também a nota estabelecida. Diante da vasta aplicação, o instrumento foi implementado. Conclusão: Foi possível elaborar um instrumento básico, porém eficiente, pois o professor deixava o aluno desenvolver a técnica e focava somente nos pontos necessários í melhoria. Isso tornou o processo rápido e completo no retorno ao acadêmico sobre seu desempenho seguidamente í prova. Tudo em apenas uma página, o que proporcionou economia de recursos e tempo, sem prejuízo de sua eficácia.
Palavras-chave: avaliação educacional, aprendizagem, laboratórios, estudantes de enfermagem.
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