Fórum de discussão online sobre hipertensão arterial sistêmica na perspectiva da teoria da cognição situada

Autores

  • Flávia de Oliveira UFSJ
  • Glaucia Daniele Pereira Assis UFSJ
  • Marlene das Graças Martins UNIFAL
  • Marcos de Abreu Nery UNIFAL
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyata UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v18i6.3242

Resumo

Introdução: A Teoria da Cognição Situada destaca o potencial do trabalho em grupo e é significativa para a compreensão do acesso ao conhecimento e í  criatividade. Portanto, propõe-se que essa teoria possa fundamentar as bases teóricas do processo de ensino-aprendizagem on-line na área da saúde. Objetivo: Relatar a experiência da utilização de um fórum de discussão online sobre hipertensão arterial sistêmica a partir da teoria da cognição situada. Métodos: Participaram do estudo 20 discentes dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e odontologia da Universidade Federal de Alfenas. Foi criado um fórum de discussão online, inserido em um curso oferecido pela Pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, sobre o tema Hipertensão Arterial Sistêmica na plataforma moodle. A teoria da cognição situada foi o referencial teórico que orientou a elaboração da pesquisa em conjunto com o recurso in Map Moodle. Resultados: Foi possí­vel observar que as colocações estavam correlacionadas a prática social vivenciada, o engajamento dos participantes ocorreu de forma processual, resultando em um processo de compartilhamento social, e a multidisciplinaridade presente no fórum auxiliou na construção social para propor soluções para o caso apresentado no fórum. Conclusão: A Teoria da Cognição Situada mostrou consistente para o processo de ensino-aprendizagem proposto neste estudo por considerar o aluno como um ser social interativo.

Palavras-chave: fóruns de discussão, aprendizagem colaborativa, educação a distância, atenção integral a saúde.

Biografia do Autor

Flávia de Oliveira, UFSJ

Doutora em Enfermagem,    Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei/MG

 

Glaucia Daniele Pereira Assis, UFSJ

Especialista em Atenção Básica/Saúde da Famí­lia, Universidade Federal de São João Del Rei/MG

Marlene das Graças Martins, UNIFAL

M.Sc., Universidade Federal de Alfenas, Alfenas/MG

Marcos de Abreu Nery, UNIFAL

Técnico de Assunto Educacionais da Universidade Federal de Alfenas, Alfenas/MG

Sueli Leiko Takamatsu Goyata, UNIFAL

D.Sc., Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas, Alfenas/MG

Referências

Lave J. Cognition in practice: mind, mathematics, and culture in everyday life. Cambridge: University Press; 1988.

Clancey WJ. Situated cognition: on human knowledge and computer representations. Cambridge: University Press, 1997.

Costa DAS, Silva RF, Lima VV, Ribeiro ECO. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface 2018;22(67):1183-95. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0376

Oliveira DAMR, Melo VL, Duarte EAS, Sá SPC, Andrade M, Cavalcanti ACD. Atuação do tutor no ensino superior a distância: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE on line 2014;8(4):1029-37. https://doi.org/10.5205/reuol.5829-50065-1-ED-1.0804201431

Festas MIF. A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educ Pesqui 2015;41(3):713-27. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507128518

Ruiz-Moreno L, Leite MTM, Ajzen C. Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem. Ciênc Educ 2013;19(1):217-29. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015

Bicalho RNM, Oliveira MCSL. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface 2012;16(41):469-84. https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000028

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

Barrenechea CA. Cognição situada e a cultura da aprendizagem: algumas considerações. Educar 2000;1(16):139-53. https://doi.org/10.1590/0104-4060.211

Bittencourt IM, Mercado LPL. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Aval Pol Públ Educ 2014;22(83):465-504.

Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil. Ibpex, Curitiba; 2018.

Silva GJ, Maciel DA. A presença docente do professor-tutor online como suporte à autonomia do estudante. Psicologia da Educação 2014;38:35-48.

Cescon E. Cognição situada e aprendizagem em contextos escolares. Itinerario Educativo 2016;68:37-50. https://doi.org/10.21500/01212753.2946

Lemos GC, Almeida LS. Compreender, raciocinar e resolver problemas: Novo instrumento de avaliação cognitiva. Análise Psicológica 2019;37(2):119-33. https://doi.org/10.14417/ap.1583

Wenger E. Communities of practice: learning, meaning and identify. New York: Cambridge Press; 1998.

Venancio LS, Borges MEN. Cognição situada: fundamentos e relações com a Ciência da Informação. Enc Bibli: R Eletr Bibliotecon Ci Inf 2006;18(22):30-37.

Zilio D, Carrara K. Mentalismo e explicação do comportamento: aspectos da crítica behaviorista radical à ciência cognitiva. Acta Comportamentalia 2008;16(3):399-417.

Oliveira RG, Di Giorgi CAG. Princípios da cognição situada e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Educ 2011;34(3):360-8.

Peduzzi M. Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. In: Pinheiro R, Mattos RA, Barros MEB. Rio de Janeiro: IMS/UERJ, CEPESC; ABRASCO; 2007.

Silva MVS, Miranda GBN, Andrade MA. Sentidos atribuídos à integralidade: entre o que é preconizado e vivido na equipe multidisciplinar. Interface 2017;21 (62):589-99. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0420

Downloads

Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Artigos originais