Pedagogia de projetos: proposição de sua utilização no ensino de graduação e pós-graduação em enfermagem

Autores

  • Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler FAMERP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v13i2.3682

Resumo

Em várias partes do mundo, em especial em paí­ses da Europa e algumas instituições de ensino dos Estados Unidos, a proposta educativa denominada pedagogia de projetos ou metodologia de projeto, sistematizada pelas inteligências múltiplas, é praticada em instituições de ensino democráticas e de excelência na formação, além de divulgada no meio cientí­fico em eventos, artigos, livros, dissertações e teses. Fernando Hernandez, grande pesquisador espanhol sobre o trabalho com projetos, é um dos estudiosos que deu o nome de "pedagogia de projetos", destacando essa nova postura pedagógica, uma inovadora maneira de compreender e vivenciar o processo educativo, rompendo com a visão tradicional da educação e atendendo a alguns desafios da sociedade atual. Não significa uma mera técnica, mas uma maneira de desenvolver a formação escolar baseada no ensino para compreensão, como uma atividade cognoscitiva, experiencial, relacional, investigativa e dialógica [1].

Por meio desta pedagogia são desenvolvidas além de conteúdos, as competências para aplicá-los na prática. Estas competências são desenvolvidas pelo estí­mulo das inteligências múltiplas dentro de cada projeto.

Considerando as facilidades que a sociedade dispõe de comunicação e trânsito de informações pela internet, é de se esperar que a aprendizagem escolar fosse mais dinâmica e integrada com a vida atual. A pedagogia de projetos atende aos preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolvendo o ensino com muitos conteúdos e organizando-se em torno de uma produção determinada. Favorece a aprendizagem significativa, pois a estrutura de funcionamento dos projetos cria motivação nos alunos para o aprendizado com autonomia [2].

Na pedagogia de projetos, o aluno tem participação ativa no seu processo de aprendizagem, com protagonismo e constante construção da autonomia e solidariedade. Ele se torna o "pesquisador-mor", com a liberdade de pesquisar segundo seus interesses e seu projeto de aprendizado é a grande proposta pedagógica. É o aluno que propõe os temas transversais. Como valoriza o interesse do aluno, esse processo pedagógico gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, incentivando as habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência [3,4].

Os autores Max Lopes Wada e Mildren Lopes Wada Duque são os idealizadores da utilização da pedagogia de projetos em uma Escola de Ensino Fundamental, na cidade de São José do Rio Preto, denominada "Maria Peregrina" [5]. Trata-se de uma escola particular, porém gratuita, que há 9 anos trabalha com a pedagogia de projetos, ressaltando o ensino com foco na formação humana, na valorização do indiví­duo, na participação construtiva e no estí­mulo a uma educação que envolva toda a comunidade.

Na Escola Maria Peregrina todo processo de ensino-aprendizagem parte de situações-problemas trazidas pelos próprios alunos ou por situações significativas relacionadas ao meio em que convivem (o que querem pesquisar? por que querem pesquisar o assunto? o que já sabem sobre ele?). A partir da problematização é traçado o desenvolvimento e/ou o Itinerário Proposto do Projeto. Além disso, a participação efetiva da famí­lia é o grande alicerce do método adotado, juntamente com o acompanhamento individualizado de cada estudante.

O interesse na utilização da pedagogia de projetos no ensino de Enfermagem, pela Profa. Dra. Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler emergiu da oportunidade de orientar em ní­vel de mestrado, junto ao Programa de Enfermagem de Mestrado Acadêmico, o teólogo e educador Max Lopes Wada, que está desenvolvendo pesquisa denominada "Qualidade de Vida de Estudantes do Ensino Fundamental de Escola que utiliza a Pedagogia de Projetos", vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Morbidade Referida e Gestão do Processo de Trabalho em Saúde (NEMOREGES).

            Estamos iniciando a utilização da Pedagogia de Projetos em duas disciplinas da 1ª série de um curso de graduação em Enfermagem – uma de metodologia cientí­fica e outra que envolve conteúdos de história, ética e legislação em Enfermagem, assim como junto a um curso de pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Enfermagem Obstétrica. A Profa. Dra. Zaida é responsável pelas disciplinas citadas da graduação em Enfermagem e organizadora e coordenadora geral dos cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica.

Esperamos que a utilização da pedagogia de projetos no ensino de enfermagem se desenvolva em um ambiente fértil de aprendizagem. Vamos buscar que o processo de ensino-aprendizagem seja construí­do com muita precisão, para atender ao grande objetivo de desenvolvimento das capacidades dos alunos de graduação e pós-graduação em Enfermagem participantes deste projeto, em ordem cognitiva, fí­sica, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla e humaní­stica. Tem tudo para "dar certo."

Biografia do Autor

Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler, FAMERP

Obstetriz, Enfermeira, Enfermeira do Trabalho, Licenciatura em Enfermagem, Livre-Docente em Enfermagem da FAMERP na área Enfermagem Obstétrica, organizadora e Presidente do Centro de Estudos do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva e Orientação Profissional – CEDESCOP – FAMERP, organizadora e coordenadora dos Cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica, ministrado na FAMERP desde 2000, vinculado ao CEDESCOP; Diretora Adjunta de Extensão de Serviços í  Comunidade da FAMERP de 2001 a 2012. Docente e orientadora da graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da FAMERP; coordenadora do Programa de Enfermagem - Mestrado Acadêmico proposto na CAPES em 2011  

Referências

Girotto CGGS. A (re) significação do ensinar-e-aprender: a pedagogia de projetos em contexto. Núcleos de Ensino da Unesp 2005;1(1):89.

Demarzo MMP, Aquilante AG. Saúde Escolar e Escolas Promotoras de Saúde. In: Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre: Artmed: Pan-Americana; 2008.

Hernandes F, Ventira M. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 1998.

Sabba CG. A busca pela aprendizagem além dos limites escolares [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2009.

Duque MLW, organizador. Sistema de Ensino Maria Peregrina. São José do Rio Preto: Escola Maria Peregrina; 2010.

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Publicado

2014-04-10