A "Dança da Higiene": promovendo saúde na escola através da música
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v12i4.3760Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma letra de música construída pelos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte e pelas alunas voluntárias do Projeto Escolas Saudáveis da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. O Projeto Escolas Saudáveis integrante do Programa de Extensão da Faculdade de Odontologia da UFMG se propõe a contribuir na formação de crianças e adolescentes de escolas públicas. A Escola possui cerca de 1.000 alunos matriculados, desde o 1º ciclo que corresponde í Educação Infantil ao 9º ano com adolescentes de até 14 anos (3º ciclo). A proposta final do projeto de extensão foi o aprendizado da música para apresentação no último dia de aula, durante a gincana de encerramento do primeiro semestre de 2009.
Palavras-chave: educação em saúde, promoção da saúde, saúde bucal.
Referências
Silveira GT, Pereira IMTB. Escolas promotoras de saúde ou escolas promotoras de aprendizagem/educação? In: Lefevre F, Lefevre AMC. Promoção de Saúde: a negação da negação. Rio de Janeiro: Vieira & Lent; 2007. p.119-32.
Biagini AP, Carvalho EM, Lopes CR, Baraúna MA. Perfil alimentar de universitários de fisioterapia e educação fÃsica. Nutrição Brasil 2007;7(5):293-9.
Monteiro MGM, Bittencourt VF, Liberali R, Ornellas FH, Navarro F. Redução e manutenção da pressão arterial através de exercÃcios resistidos com pesos. Revista Brasileira de Fisiologia do ExercÃcio 2009;8(4):205-11.
Coneglian AV, Brito TB, Olbrich SRLR, Nitche MJT, Pimenta WP. Avaliação do aprendizado na prática (Um estudo sobre os conhecimentos adquiridos pelos pacientes diabéticos em reuniões multiprofissionais). Enfermagem Brasil 2006;5(3):140-7.
Monteiro LC, Moura VLF, Martins VT. Educação para a saúde e redução de danos: enfermagem atuando com adolescentes. Enfermagem Brasil 2006;5(2):108-13.
Brasil, Ministério da Saúde. Projeto Promoção da Saúde, Secretaria de PolÃticas de Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Rev Saúde Pública 2002;36(2):533-5.
OPAS. Escuelas promotoras de la salud: entornos saludables y mejor salud para las generaciones futuras. Washington: OPAS; 1998. 32p.
Gomes JP. As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação 2009;32(1):84-91.
Piaget J, Inhelder B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel; 2003. 144p.
Freitas MLLU, Assis, OZM. Os aspectos cognitivo e afetivo da criança avaliados por meio das manifestações da função simbólica. Ciências & Cognição 2007;11:91-109.
Freddo SL, Aerts DRGC, Abegg C, Davoglio R, Vieira PG, Monteiro L. Hábitos de higiene bucal e utilização de serviços odontológicos em escolares de uma cidade da Região Sul do Brasil. Cad Saúde Pública 2008;24(9):1991-2000.
Oliveira FCM. Um método para a apreensão dos conteúdos emocionais da criança em odontopediatria. Pulsional Revista de Psicanálise 2009;14(150):32-5.
Lucchese R, Barros S. Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso de graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas. Rev Esc Enferm USP 2002;36(1):66-74.
Alvim NAT, Ferreira MA. Perspectiva problematizadora da Educação Popular em Saúde e a Enfermagem. Texto Contexto Enferm 2007;16(2):315-9.
Cardoso V, Reis AP dos, Iervolino SA. Escolas Promotoras de Saúde. Rev Bras Cresc Desenv Hum 2008;18(2):107-15.
Toscani NV, Santos AJDS, Silva LLM, Tonial CT, Chazan M, Wiebbelling et al. Development and analysis of an educational game for children aiming prevention of parasitological diseases. Interface - Comunic Saúde Educ 2007;11(22):281-94.
Nunes SAN, Fernandes MG, Vieira ML. Interações sociais precoces: uma análise das mudanças nas funções parentais. Rev Bras Cresc Desenv Hum 2007;17(3):160-171.
Ravelli APX, Motta MGC. O lúdico e o desenvolvimento infantil: um enfoque na música e no cuidado de enfermagem. Rev Bras Enferm 2005;58(5):611-3.
Fujisawa DS, Manzini EJ. Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização das atividades nos atendimentos de crianças lúdicas. Rev Bras Ed Esp 2006;12(1):65-84.
Santos KF, Bógus CM. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Rev Bras Cresc Desenv Hum 2007;17(3):123-33.
Barreto SJ. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica; 2000.
Iervolino AS, Pelicioni MCF. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Rev Bras Cresc Desenv Hum 2005;15(2):99-110.