Atenção dada pelo enfermeiro aos portadores de hipertensão no Programa Saúde da Família: do discurso à prática

Autores

  • Suely Rosália Frazão Prefeitura de Pindamonhangaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v8i1.4637

Palavras-chave:

hipertensão; Programa Saúde da Família; enfermeiro; atenção primária à saúde

Resumo

A hipertensão é uma doença da regulação vascular, cujos mecanismos que controlam a pressão arterial dentro da faixa do normal estão alterados. A identificação precoce dos casos e o estabelecimento do vínculo entre os portadores e as unidades básicas de saúde são elementos imprescindíveis para o sucesso do controle desses agravos. O acompanhamento e o controle da pressão arterial, no âmbito da atenção básica evitam o agravamento dessa patologia e o surgimento de complicações, reduzindo o número de internações, bem como a mortalidade por doenças cardiovasculares. Este estudo aborda a atenção dada pelo enfermeiro aos portadores de hipertensão arterial no Programa Saúde da Família (PSF) em uma cidade do Vale do Paraíba de acordo com a reorganização do Ministério da Saúde. Foram pesquisados 11 enfermeiros que trabalham no PSF sobre a atuação da Unidade e do Programa em relação à atenção dispensada aos pacientes hipertensos. Utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa, descritiva exploratória. Os dados foram discutidos e tabulados e a conclusão mostrou uma busca no município pela implantação do plano de atenção ao paciente hipertenso com algumas distorções comuns a transformação da teoria a prática.

Biografia do Autor

Suely Rosália Frazão, Prefeitura de Pindamonhangaba, SP

Graduanda em Enfermagem, auxiliar em enfermagem na Prefeitura de Pindamonhangaba, SP, Brasil

Referências

Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares no Brasil. Sistema Único de Saúde SUS: dados epidemiológicos, assistência médica. Brasília: Ministério da Saúde;1993.

Ministério da saúde. Doenças cardiovasculares [online]. [citado 2006 Ago 08]. Disponível em URL: http://www.saude.gov.br/programas/cardio.htm.

Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas Públicas Informes Técnicos Institucionais Plano de reorganização de Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus:fase de detecção de casos suspeitos de DM. Rev Saúde Pública 2001;35(5):490-3.

Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Políticas de Saúde. Programa Saúde da Família. Rev Saúde Pública 2000;34:316-9.

Sociedade Brasileira de Hipertensão. III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. São Paulo: Sociedade Brasileira de Hipertensão;1998.

Nettina SM. Prática de Enfermagem. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.

Smeltzer SC, Bare BG. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002

Departamento de Atenção Básica. Secretaria de Políticas de Saúde. Programa Saúde da Família. Rev Saúde Pública 2000;34:316-9.

Ministério da saúde. A implantação da Unidade de Saúde da Família. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde, Ministério da Saúde; 2000.

Santana LM, Carmagnani MA. Programa Saúde da Família no Brasil: um enfoque sobre seus pressupostos básicos, operacionalização e vantagens. Saúde e Sociedade 2001;10(1):33-53.

Ferreira ABO. O Dicionário da Língua Portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1993.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde: Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

Brasil. Lei n.º 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun 1986. Seção 1, p. 1.

Downloads

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Artigos originais