Atendimento pré-natal realizado por enfermeiras: opinião das gestantes
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v8i4.4669Palavras-chave:
cuidado pré-natal; saúde da mulher; gestantes; enfermagem obstétricaResumo
O trabalho da enfermeira durante o pré-natal é de grande relevância, orientando na solução de problemas de saúde e sociais, de acordo com a especificidade de cada mulher. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo conhecer a opinião das gestantes quanto ao atendimento pré-natal realizado pela enfermeira. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo com caráter descritivo e exploratório. Os dados foram coletados através da entrevista estruturada, tendo como sujeitos dezoito gestantes acompanhadas no pré-natal de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Salvador/BA. Os resultados demonstraram que 83% das gestantes entrevistadas afirmaram estarem satisfeitas quanto ao atendimento pré-natal realizado pelas enfermeiras, além de terem demonstrado reconhecimento e valorização do trabalho da enfermeira na assistência pré-natal, particularmente no que concerne à educação em saúde, orientação e apoio, durante a consulta de enfermagem. Contudo, as gestantes demonstraram a necessidade de realização de palestras educativas na UBS. Observamos que é oportuno que a UBS crie um indicador para que se possa avaliar a qualidade da assistência prestada no atendimento pré-natal e o redirecionamento da prática profissional quanto ao atendimento prestado a gestante, enfocando elementos como o diálogo franco e disposição para ouvir os medos e ansiedades vivenciadas durante esse período pela mulher.
Referências
Ministério da Saúde. Manual Técnico: pré-natal e puerpério atenção qualificada e humanizada. Brasília: MS; 2005. 144 p.
Brandem PS. Enfermagem materna infantil. 2a.ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso; 2000.
Coren RJ. Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Código de Ética e Legislação mais utilizada no dia a dia da Enfermagem. Rio de Janeiro: COREN; 2000. 87p.
Martins CA. O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) em Goiânia: a (des)institucionalização da consulta de enfermagem no pré-natal [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Enfermagem Anna Nery; 2001.
Rivemales MCC. Atividades da enfermeira no atendimento às gestantes em uma Unidade de Saúde da Família de Salvador/Bahia [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia – Escola de Enfermagem; 2004.
Minayo MCS .O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 7ª ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 2000.
Rivemales MCC, Almeida GMM, Queiroz MA [periódico na internet]. The use of condoms by women at a family’s planning program from Salvador City, Bahia. Rev Enferm UFPE On Line 2009;1(1):50-7.
Pinto LF, Malafaia MF, Borges JA, Baccaro A, Soranz DR. Perfil social das gestantes em unidades de saúde da família do município de Teresópolis. Ciênc Saúde Coletiva 2005;(5):205-213.
Ramos DD, Lima MADS. Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad Saúde Pública 2003;29 (1):27-34.
Maciel ICF, Araújo TL. Consulta de enfermagem: análise das ações junto a programas de hipertensão arterial em Fortaleza. Rev Latinoam Enfermagem 2003;2(11):207-14.
Ministério da Saúde. Assistência pré-natal: normas e manuais técnicos. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde – SPS/Ministério da Saúde. 2000. 56p.
Friedrich DBC, Sena RR. Um novo olhar sobre o cuidado no trabalho da enfermeira em unidades básicas de saúde em Juiz de Fora-MG. Rev Latinoam Enfermagem 2002; 6(10):772-79.
Silva MGA. Consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a percepção do cliente. Rev Latinoam Enfermagem 1998;6(1):27-31.
Alvim NAT, Barcelos LMS. Conversa: um cuidado fundamental da enfermagem na perspectiva do cliente hospitalizado. Rev Bras Enfermagem 2003;56(3):236-41.
Armond JE. Reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para a educação e saúde. Ciênc Saúde Coletiva 2007;12(2):477-86.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Maria da Conceição Costa Rivemales, Ione Cardinale Oliveira, Larissa Oliveira da Silva, Mariana Ferreira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.