Fatores de risco e o cuidado do enfermeiro na prevenção da úlcera por pressão
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v8i5.4684Palavras-chave:
úlcera de pressão; fatores de risco; cuidados de enfermagemResumo
Este estudo tem como objeto de análise o cuidado do enfermeiro na prevenção e tratamento da úlcera por pressão. Trata-se de uma análise bibliográfica realizada por meio de busca de dados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), valendo-se do material publicado sobre o assunto pela Scielo e Lilacs, além de obras de autores de expressão sobre o assunto, com recorte temporal entre 2003 e 2008, cujos objetivos foram identificar os fatores de risco para o aparecimento e desenvolvimento da úlcera por pressão e analisar o papel do enfermeiro diante da prevenção do problema em questão. Os resultados apontam que o enfermeiro deve se envolver no trabalho de prevenção e tratamento das úlceras por pressão, para que essa enfermidade seja tratada de forma mais eficaz, com o objetivo não só de cura, mas de minimizar o sofrimento do paciente e de seus familiares.
Referências
Irion, GL. Feridas: novas abordagens, manejo clínico e atlas em cores. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.
Nogueira PC, Caliri MHL, Santos CB. Fatores de risco e medidas preventivas para úlcera por pressão no lesado medular. Experiência da equipe de enfermagem do HCFMRP-USP Rev Med 2002;35(1):14-23.
Smeltzer CS, Bare GB. Tratado de enfermagem médico-cirúgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.
Figueiredo NMA, Silva CRL, Silva RCL. CTI: atuação, intervenção e cuidados de enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis; 2006.
Rangel EML, Rustici AKF, Prado KG, Machr YAL, Bertolo FS, Silva FS, Caliri MHL. Conhecimento e percepções de graduandos em enfermagem sobre a prevenção e tratamento de úlceras de pressão. [Resumos]. Apresentado no IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo; Novembro 2003; Ribeirão Preto.
Costa IG. Incidência de úlcera por pressão e fatores de risco relacionados em pacientes de um centro de terapia intensiva [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2003.
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed . São Paulo: Atlas; 2006.
Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.
Dealey C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. São Paulo: Atheneu; 2004.
Potter PA, Perry AG. Grande tratado de enfermagem prática: clínica e prática hospitalar. São Paulo: Santos; 2002.
Silva MSML. Fatores de risco para úlcera por pressão em pacientes hospitalizados [tese]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1998. 89p.
Pinheiro MRB, Figueiredo LMB, Guariente MHDM, Haddad MCL. Fatores de risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão em paciente crítico: estudo de caso [online]. [citado 2008 Mar 12]. Disponível em URL http://www.publisaude.com.br/portal.
Fernandes LM. Úlcera por pressão em pacientes críticos hospitalizados: uma revisão integrativa da literatura [Tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2002.
Costa IG. Incidência de úlcera por pressão e fatores de risco relacionados em pacientes de um centro de terapia intensiva [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2003.
Giovanini T, Junior AGO, Palermo TCS. Manual de Curativos. São Paulo: Corpus; 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Ivonete Gomes de Oliveira, Mara Lúcia Mattos da Costa, Renê dos Santos Spezani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.