Treino com realidade virtual no alcance manual de crianças com paralisia cerebral: estudo de três casos

Autores

  • Natália Feitoza do Nascimento Facottur
  • Janice Souza Marques UFRN
  • Larissa Coutinho de Lucena Triqueiro UFPE
  • Tállyta Camyla Chaves da Silva UFRN
  • Matheus Oliveira Lacerda UFRN
  • Ana Raquel Rodrigues Lindquist UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v19i2.1154

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos do treino com realidade virtual no movimento de alcance manual em crianças com Paralisia Cerebral, do tipo hemiparesia espástica. Material e métodos: Participaram deste estudo de caso 3 crianças, de ambos os sexos, com idades de 9 a 12 anos. O protocolo do estudo consistiu em 3 dias de procedimentos, as crianças foram submetidas a uma avaliação inicial de tônus muscular, amplitude de movimento, força de preensão manual, incapacidades e análise cinemática dos membros superiores, realizada pelo Qualisys Motion Capture System®. As crianças participaram de duas sessões de treinos A (realidade virtual) e B (Convencional), que ocorreu com intervalo de uma semana entre os treinos. Assim, o primeiro treino foi iniciado no dia da avaliação, o segundo treino ocorreu após uma semana, a cinemática foi realizada antes e após os treinos e depois de uma semana do treino. Os dados das variáveis cinemáticas foram analisados de acordo com médias e desvio padrão. Resultados: Foi observado que as crianças apresentaram alterações nas variáveis analisadas do membro superior parético, após ambos os treinos, sobretudo depois do treino com realidade virtual. Conclusão: Os treinos utilizando jogos do software Nintendo Wii® e convencional foram capazes de alterar as variáveis angulares e espaço temporais, o que sugere uma melhora do movimento de alcance manual das 3 crianças.

Palavras-chave: paralisia cerebral, hemiparesia, reabilitação, fisioterapia.

Biografia do Autor

Natália Feitoza do Nascimento, Facottur

Ft., M.Sc,  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),   Docente do curso de Fisioterapia (Facottur)

Janice Souza Marques, UFRN

Doutoranda em Fisioterapia pela UFRN

Larissa Coutinho de Lucena Triqueiro, UFPE

Docente do curso de Fisioterapia (UFPE)

Matheus Oliveira Lacerda, UFRN

Discente do Curso de Fisioterapia da UFRN

Ana Raquel Rodrigues Lindquist, UFRN

Docente do Programa de Graduação e Pós-graduação em Fisioterapia da UFRN

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Publicado

2018-05-11

Edição

Seção

Relatos de caso