Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão segue as normas de publicação: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/about/submissions#authorGuidelines

Diretrizes para Autores

Fisioterapia Brasil

Encerramento das submissões de artigos  a partir do dia 1 de setembro de 2023

6 edições ao ano (desde 2000), acesso livre

Fisioterapia Brasil é uma revista de acesso livre distribuída nos termos da Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), que permite a divulgação e reprodução dos artigos em qualquer meio, desde que a edição original seja devidamente citada.

Abreviação para citação: Fisioter Bras

ISSN eletrônico: 2526-9747

ISSN impresso: 1518-9740 (edição impressa descontinuada desde 2016)

Qualis/Capes: B2

 Indexações:

  • Lilacs
  • Latindex (Sistema Regional de Información em Lí­nea para Revistas Cientí­ficas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
  • Google Acadêmico - Índice H-10 (2020)
  • Portal de periódicos da CAPES/MEC
  • EBSCO
  • Diadorim

Normas gerais de publicação

 [atualização nov 2022]

A Fisioterapia Brasil é publicada em versão eletrônica, em acesso livre, por meio de fascículos regulares (6 edições ao ano) e suplementos temáticos.

A revista segue as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos e adota os princípios de conduta ética aplicados a editores, avaliadores, pesquisadores e autores do COPE (Committee on Publication Ethics), da Declaração de Singapura e dos Princípios de Hong-Kong sobre Integridade em Pesquisa.

As pesquisas envolvendo seres humanos devem ser conduzidas e relatadas em acordo com a Declaração de Helsinque de 2013, e, no Brasil, a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 12 de dezembro de 2012, ou a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Esses protocolos incluem a aprovação da pesquisa por um comitê de ética em pesquisa (CEP) e assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) pelos participantes ou seus representantes.

A revista é publicada em português ou inglês com resumos em português e inglês. Após aprovação, os artigos podem ser traduzidos para o inglês e espanhol; podem ser enviados em espanhol ou inglês e traduzidos posteriormente, após aceitação. A publicação em 3 idiomas (português, inglês e espanhol) é por enquanto facultativa.

Os conceitos, informações e declarações dos artigos submetidos são de total responsabilidade dos autores.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Fisioterapia Brasil, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s). A revista aceita artigos publicados inicialmente em sites de pré-print ou a forma expandida de trabalhos apresentados em congressos como resumos ou pôsteres.

Processo de avaliação pelos pares

O artigo é recebido pelo Editor que encaminha o trabalho para um revisor que recebe o texto na sua versão anônima. Os revisores podem sugerir modificações, requisitar esclarecimentos e efetuar recomendações aos autores. Após as devidas correções o trabalho deve retornar ao Editor que verifica se as correções foram acatadas. Durante qualquer etapa da avaliação o Editor pode optar por rejeitar o artigo caso julgue necessário, antes de submetê-lo aos revisores. A decisão final de publicação é da responsabilidade do Editor. A avaliação é duplo-cega: os autores não sabem quem são os avaliadores ad hoc, e os avaliadores não conhecem a identidade nem a localização dos autores. As interações são mediadas pelos editores, os únicos que conhecem a identidade de autores e avaliadores. A comunicação entre editores e avaliadores é sempre realizada através da plataforma eletrônica da Fisioterapia Brasil.  

Atenção: O tempo entre o envio e a avaliação final dos revisores é de até 45 dias. Caso sejam solicitadas correções após a avaliação dos revisores, os autores terão até 15 dias para proceder com o ajuste do artigo e reenviá-lo para o parecer final. O tempo para publicação após o aceite final é de até 90 dias.

Preparação do manuscrito

As recomendações sobre tamanho do resumo e do texto, sobre o número de referências, figuras e tabelas para cada tipo de artigo que se deseja publicar encontram-se na Tabela I.

Tipos de artigo

Editorial: Artigo que abrem uma discussão ou apresenta um determinado tema (Somente a convite). São permitidos até 3 autores.

Artigo original: Trabalho resultante de pesquisa cientí­fica apresentando dados primários com relação a aspectos experimentais, observacionais, ensaios clí­nicos ou estudos de caso-controle. Deve conter as sessões seguintes: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.

Revisão: Trabalho que expõem criticamente o estado do conhecimento sobre um tema. Revisões consistem necessariamente em análise, sí­ntese, e discussão de artigos originais já publicados em revistas, preferencialmente nos 5 anos anteriores. Será dada preferência a revisões sistemáticas com ou sem metanálise e, quando não realizadas, deve-se justificar o motivo pela escolha da metodologia empregada.

Relato de caso: Artigo que apresenta dados descritivos de um ou mais casos clí­nicos ou terapêuticos com caracterí­sticas semelhantes. A publicação de relatos de caso depende necessariamente da presença de pelo menos um dos três fatores: Condição rara de saúde, desfecho não esperado e/ou Intervenção inovadora.

Relato de experiência: Artigo que descreve uma experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Relata uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

Artigo comentado: Artigo que se baseia em um estudo prévio proeminente, sobre o qual os autores expressam sua opinião complementando o assunto com achados recentes (somente a convite).

Artigo de atualização: Sí­ntese atualizada (últimos 3 anos) do conhecimento disponí­vel sobre um assunto.

Artigo de opinião: Comentários, opiniões ou ponto de vista sobre assuntos de relevância ou polêmicos a convite ou demanda espontânea.

Carta ao editor: Deve contribuir ou questionar com algum ponto de um artigo publicado na edição mais atual da revista. A relevância da carta será analisada pelo Editor da revista. Posteriormente, caso seja aceita, a carta é enviada aos autores do artigo para que eles possam elaborar uma resposta. Tanto a carta ao editor, como a resposta dos autores serão publicadas na edição seguinte da Fisioterapia Brasil.

Tabela I – Tamanho dos textos e número de referências

Tipo de artigo

Resumo

Texto/ Número de palavras2

Referências3

Anexos

Figuras

Tabelas4

Autores5

Original

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 40

3

5

5

Até 8

Revisão sistemática/

metanálise

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 80

3

5

5

Até 8

Revisões não sistematizadas

Não Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 80

3

4

4

Até 6

Atualização

Não Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 40

3

2

2

Até 3

Artigo de opinião

Não Estruturado em até 250 Palavras

3.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 30

2

2

2

Até 3

Relato de caso

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 15

2

3

3

Até 6

Carta ao editor

Não contém

2.000 – Excluindo referências

Até 10

0

0

0

Até 2

Editorial1

Não contém

2.000 – Excluindo referências

Até 10

0

1

1

Até 2

Artigo comentado1

Não contém

3.000 - Excluindo referências, tabelas e figuras

Até 30

2

3

3

Até 3

1.Somente sob convite do Editor Cientí­fico; 2. Todo o texto deve ser escrito em fonte Arial tamanho 11, com espaçamento de 1,5 sem espaço antes e após o parágrafo. Após conclusão é necessário incluir os itens: vinculação acadêmica, conflito de interesse e participação dos autores (ver exemplo no final do texto).   3. As referências seguem a norma Vancouver. No texto as referências devem ser inseridas em colchetes e tamanho 11; 4. Fonte Arial tamanho 10 com espaçamento simples e texto centralizado, com espaço antes e após o parágrafo.  5. Todos os autores devem enviar o registro ORCID e o currículo Lattes. Não serão colocadas as titulações e sim somente as afiliações institucionais

Todos os itens devem ser submetidos em formato Word, pela plataforma da Fisioterapia Brasil com as tabelas e figuras dentro do texto, ou em anexo quando se trata de apêndices ou documentos volumosos.

As recomendações para o formato das figuras são preferencialmente PNG ou JPEG com resolução de 300 dpi. Quanto as tabelas, devem ser enviadas em formato editável (Word).

Outros pontos necessários para publicação

Os autores devem utilizar os checklists e guidelines para cada desenho de estudo listado abaixo. As indicações EQUATOR Network e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) promovem melhor qualidade dos relatos científicos.

Ensaio Clínico Randomizado – CONSORT  

Estudos Observacionais – STROBE  

Estudos de Acurácia Diagnóstica – STARD  

Revisões Sistemáticas – PRISMA  

Estudos Qualitativos – COREQ  (entrevistas e grupos focais) SRQR  

Relatos de Caso – CARE  

Validação de Instrumentos – COSMIN  

Qualidade da Assistência – SQUIRE  

Protocolos de Estudos – SPIRIT

Registro de estudos

A revista segue as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação no registro de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE:  Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/).  O número de identificação deve ser declarado na sessão Métodos.

Assim como os Ensaios clínicos, os estudos de Revisão Sistemática com ou sem Metanálise submetidos a Fisioterapia Brasil devem apresentar um número de registro do protocolo de revisão na plataforma PROSPERO.

Ausência de plágio ou autoplágio

O rastreamento de plágio é realizado sistematicamente após submissão do artigo através da ferramenta Similarity Check (iThenticate). Os artigos que apresentam alta taxa de similaridade com material publicado em veículos com ISSN ou ISBN sem as devidas citações, serão rejeitados. O conteúdo de pesquisas oriundas de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCC), mesmo quando depositado em repositórios institucionais, as apresentações em congressos na forma de resumos ou posters, os artigos apresentados em sites de pré-print, não são considerados como autoplágio, desde que não foram publicados em periódicos (com ISSN) ou livros (com ISBN).

Organização do manuscrito

A Folha de rosto deve ser enviada em um documento separado, contendo as seguintes informações:

  • Título do trabalho em português e inglês;
  • Nome completo dos autores e filiações principais;
  • Autor correspondente, com o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail;
  • E-mail, Currículo Lattes e ORCID de todos os autores
  • Número total de palavras.

Título: O título do artigo deve ter entre 5 e 15 palavras, resumindo o conteúdo do artigo (tópico, métodos, resultados), sem siglas, abreviaturas nem vírgulas.

Autores: Por razões de indexação, todos os manuscritos devem mencionar a titulação, instituição, Currí­culo Lattes e ORCID de todos os autores. Essas informações devem estar listadas no manuscrito inicial e podem ser inseridas no cadastro dos autores do artigo (colocar o link para Lattes na casa URL).

Resumo: O resumo deve apresentar os objetivos, métodos, resultados e as principais conclusões (em inglês, português e espanhol). A quantidade de palavras deve obedecer às recomendações da Tabela I. Não usar abreviaturas ou siglas no título do artigo, nos subtítulos e nos resumos.

Palavras-chave: Todo artigo deve conter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. As palavras-chave, em português e inglês, devem seguir os Descritores de Ciências da Saúde (DeCS). Evitar reproduzir em palavras-chave as palavras usadas no título.

Abreviaturas e siglas: Devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto.

Introdução: Deve apresentar o assunto e objetivo do estudo de maneira concisa, bem fundamentado em referências atuais ou clássicas de relevância.

Métodos: Deve descrever o experimento (quantidade e qualidade) e os procedimentos em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade ao estudo. Ao relatar experimentos sobre temas humanos e animais, indicar se foram seguidas as normas do Comitê de Ética sobre Experiências Humanas da Instituição na qual a pesquisa foi realizada e se os procedimentos estão de acordo com a declaração de Helsinki e Animal Experimentation Ethics. Identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas usadas, incluindo os nomes genéricos, dosagens e formas de administração. Não usar nomes dos pacientes, iniciais, ou registros de hospitais. Citar referências pelo uso de procedimentos estatí­sticos.

Resultados: Apresentar os resultados em sequência lógica do texto, usando tabelas e ilustrações. Não repetir no texto todos os dados constantes das tabelas e ou ilustrações. No texto, enfatizar ou resumir somente os resultados importantes.

Discussão: Enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. Os resultados do estudo devem ser comparados e discutidos com os de outros estudos sobre o tema, para que sejam devidamente identificadas as semelhanças e discordâncias constatadas, com suas respectivas explicações.

Conclusão: Deve ser clara e concisa, estabelecendo uma relação com os objetivos do estudo, conforme os resultados. Portanto, nas conclusões devem constar apenas respostas diretas aos objetivos do estudo baseadas em seus resultados.

Referências: Citar as referências essenciais ao conteúdo do artigo. Numerar as referências de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. No corpo do texto as referências devem ser colocadas em números arábicos entre colchetes.

As referências devem ser redigidas de acordo com o formato Vancouver, como orientado no documento: Citing Medicine: The NLM Style Guide for Authors, Editors and Publishers

Exemplo:

Puri S, O'Brian MR. The hmuQ and hmuD genes from Bradyrhizobium japonicum endode heme-degrading enzymes. J Bacteriol [Internet]. 2006 Sep [cited 2007 Jan 8];188(18):6476-82. Available from: http://jb.asm.org/cgi/content/full/188/18/6476?view=long&pmid=16952937. doi:10.1128/JB.00737-82

Os títulos das revistas são abreviados de acordo com a lista das revistas disponível no site da Biblioteca Virtual de Saúde. O número DOI pode ser encontrado no site da Crossref.  

Após aceite definitivo serão solicitados:                                                      

Vinculação acadêmica: Este artigo representa (Mestrado, Parte da Tese etc.) de (nome completo do autor), orientado pelo(a) professor(a) (tí­tulo seguido do nome completo) no(a) (Nome da instituição e local).

Conflito de interesses: Responsabilidade de reconhecer e declarar conflitos de interesse financeiros e outros (comercial, pessoal ou polí­tico) relacionados ao tema e ao desenvolvimento do artigo apresentado para publicação. Os autores deverão declarar e podem agradecer no manuscrito todo o apoio financeiro ao trabalho, bem como outros apoios para o seu desenvolvimento. A declaração deve ser descrita na sessão correspondente do artigo e enviada através do documento Conflito de Interesses devidamente preenchido.

Financiamento: Relatar as fontes de financiamento. Informar a ausência de financiamento.

Contribuições dos autores: Os autores devem ser atribuí­dos pelo último sobrenome e iniciais abreviadas para cada item a seguir:

  • Concepção e desenho da pesquisa;
  • Obtenção de dados;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Análise estatí­stica;
  • Obtenção de financiamento;
  • Redação do manuscrito;
  • Revisão crí­tica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante.

Exemplo:

Concepção e desenho da pesquisa: Sacramento MS. Obtenção de dados: Petto J, Santos ACN, Sacramento MS, Jesus DS. Análise e interpretação dos dados: Sacramento MS, Petto J, Jesus DS. Análise estatí­stica: Santos ACN. Obtenção de financiamento: Petto J. Redação do manuscrito: Sacramento MS, Santos ACN, Petto J. Revisão crí­tica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante: Petto J.

 Agradecimentos (opcional): Dirigidos a pessoas que tenham colaborado intelectualmente, mas cuja contribuição não justifica coautoria, ou para aquelas que tenham provido apoio material.

Taxas de avaliação e publicação

A Revista cobra uma taxa de avaliação de R$ 250,00 que devem ser depositada, junto com a submissão do artigo, na conta seguinte:

Banco Bradesco

Agência: 1414, Conta corrente: 52690-8

Titular: Guillermina Arias Fernandez

Cel: 5521988274571 (pix)

Após a submissão o autor recebe um e-mail de comprovação do recebimento e pode seguir a tramitação de seu artigo no site. Após a aceitação do artigo, a taxa de publicação (R$ 250,00) será exigida.

Resumo dos documentos que devem ser enviados:

  • Texto completo do artigo, incluídos dados completos dos autores, ilustrações e referências;
  • Corpo do artigo em versão anônima, incluí­do resumo e referências para avaliação por pareceristas;
  • Carta do Comitê de Ética quando necessário;
  • Declaração de conflitos de interesse;
  • Outros documentos que não estão no corpo do artigo: apêndices, questionários, protocolos etc.;
  • Autorização do proprietário dos direitos autorais no caso de uso de dados ou ilustrações publicados em outra editora (livros, artigos).
  • Comprovante de deposito da taxa de avaliação

 Como submeter um artigo?

A revista está em open access, mas, para submeter um artigo o autor deve ser cadastrado como "Autor". Quando feito, o autor recebe login e senha para submeter artigos e seguir online o processo de avaliação e publicação.

Entrar em "Nova submissão" e seguir o passo a passo do procedimento de submissão, após leitura atentiva das Normas de publicação.

Todos os documentos anexos (relatados acima), devem ser incluindo usando a caixa: "Incluir documento".

Para mais informações, entrar em contato com os editores Jean-Louis Peytavin (jlpeytavin@gmail.com) ou Guillermina Arias (guillermina.arias@gmail.com)

Artigos originais

Polí­tica padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.