Efeitos da intervenção motora com tarefa dupla na cognição e presença de depressão em idosos residentes em instituição de longa permanência

Autores

  • Rafaela Sartóri UFES
  • Carolina Medeiros de Souza UES
  • Fabiano Moura Dias UVV
  • Alessandra Paiva de Castro Vidal UFES
  • Fernanda Moura Vargas Dias UVV

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v18i4.1198

Resumo

Introdução: Existe uma escassez de programas sociais e de saúde voltados para a manutenção do idoso dependente, o que leva ao aumento do número de idosos institucionalizados e a um quadro precoce de demência e/ou depressão. Objetivo: Avaliar os efeitos da intervenção motora com tarefa dupla na cognição e presença de depressão nos idosos deste estudo e a aplicabilidade dos instrumentos Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Avaliação Cognitiva Montreal (MoCA) na detecção de alterações cognitivas. Material e métodos: Foi realizado um estudo experimental com 33 idosos: 14 idosos realizaram os exercí­cios com tarefa dupla por 5 semanas e foram chamados grupo intervenção (GI); 19 idosos não participaram da intervenção e foram chamados grupo controle (GC). Os grupos foram avaliados pelo: MEEM, MoCA e Escala de Depressão Geriátrica (EDG). Resultados: Não houve diferença significante na função cognitiva dos idosos após a intervenção em nenhum dos dois grupos estudados. O GC apresentou na EDG escore acima de 5, indicando depressão. Foi constatada uma forte correlação entre a MoCA e o MEEM. Conclusão: A intervenção fisioterapêutica com tarefa dupla, durante 5 semanas, não foi suficiente para melhora cognitiva. O fato da presença de depressão no GC pode estar relacionada ao ní­vel de atividade e socialização desse idoso. O MoCa mostrou-se um instrumento capaz de detectar comprometimento cognitivo leve, enquanto o MEEM foi um instrumento de mais fácil aplicação.

Palavras-chave: idoso, instituição de longa permanência para idosos, fisioterapia, cognição.

Biografia do Autor

Rafaela Sartóri, UFES

Aluna de iniciação cientí­fica do curso de Fisioterapia da UFES, bolsista PIBIC UFES

Carolina Medeiros de Souza, UES

Aluna de iniciação cientí­fica do curso de Fisioterapia da UFES, bolsista PIBIC UFES

Fabiano Moura Dias, UVV

Ft., M.Sc., Professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Vila Velha - UVV

Alessandra Paiva de Castro Vidal, UFES

Ft., D.Sc., Professora adjunta do curso de Fisioterapia da UFES  

Fernanda Moura Vargas Dias, UVV

Ft., D.Sc., Professor do curso de Fisioterapia da Universidade de Vila Velha - UVV

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Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Artigos originais