Importância da correção da idade gestacional na avaliação motora de prematuros no primeiro ano de vida

Autores

  • Raquel Saccani UCS
  • Denise Emile Zanella UCS
  • Viviane Sonaglio Notari UCS
  • Nadia Cristina Valentini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v18i4.1200

Resumo

Contextualização: Para avaliação e identificação de atrasos motores em crianças prematuras, a correção da idade gestacional é fundamental para evitar equí­vocos na categorização do desempenho da criança. Objetivos: Descrever o desempenho motor de crianças com diferentes ní­veis de prematuridade e avaliar a influência da correção da idade gestacional no desempenho motor de bebês prematuros até 12 meses de idade, considerando a faixa etária e ní­vel de prematuridade. Métodos: Foram avaliadas 192 crianças nascidas prematuras com idade cronológica entre 0 e 12 meses, cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul e Porto Alegre. Foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale para avaliação do desempenho motor e um questionário para identificar as caracterí­sticas biológicas e ambientais. Os dados coletados foram analisados através de estatí­stica descritiva e teste t pareado (p < 0,05). Resultados: O desempenho motor dos prematuros está abaixo do esperado (55,7%). Observou-se diferença significativa no desempenho motor dos prematuros ao corrigir a idade, considerando tanto as diferentes faixas etárias quanto os ní­veis de prematuridade (p < 0,05). Ao corrigir a idade gestacional, o número de crianças atrasadas ou com suspeita diminuiu. Conclusão: Grande parte das crianças demonstraram desempenho abaixo do esperado, sendo relevante a correção da idade gestacional de bebês prematuros até os 12 meses independente do grau de prematuridade; e crianças com maiores graus de prematuridade são os que mais se beneficiam.

Palavras-chave: prematuro, desenvolvimento infantil, fatores de risco.

Biografia do Autor

Raquel Saccani, UCS

Pós-Doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Docente do curso de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Denise Emile Zanella, UCS

Fisioterapeuta graduada pelo Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Viviane Sonaglio Notari, UCS

Fisioterapeuta graduada pelo Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Nadia Cristina Valentini, UFRGS

D.Sc., Health And Human Performance, Auburn University, Alabama USA, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

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Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Artigos originais