Efeitos do método Pilates sobre o perfil e a percepção postural em crianças
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v18i4.1208Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do Método Pilates sobre o perfil e a percepção postural em crianças e verificar as medidas do mobiliário escolar. Trata-se de um estudo quase-experimental que avaliou o perfil postural da coluna cervical, ombro e escápula de crianças, através do Software para avaliação postural (SAPO). A amostra do estudo foi composta por 40 crianças e, para avaliar a percepção corporal em relação aos hábitos escolares, foi utilizado o questionário BackPEI, por meio das posturas sentado para escrever, sentado na cadeira e de transporte da mochila. Foram realizadas as medidas do mobiliário escolar: altura das cadeiras e altura das mesas. Após, as crianças praticaram um protocolo de exercícios baseados no Método Pilates. A prática de 20 sessões do Método Pilates melhorou o perfil postural de crianças, nas variáveis relacionadas com o alinhamento horizontal da cabeça (p = 0,007), dos acrômios (p = 0,005) e da escápula (0,040). Contudo, não houve modificação sobre o alinhamento vertical da cabeça e sobre a percepção postural dos escolares pós-intervenção. O mobiliário escolar apresentou mensurações inadequadas, e representa um fator de risco para as alterações posturais encontradas no estudo.
Palavras-chave: postura, criança, atividade física.
Referências
Verderi E. Programa de educação postural. São Paulo: Phorte; 2011.
Vieira DBALP, Beresoski CM, Camargo MZ, Fernandes KBP, Siqueira CPCM, Fujisawa DS. Sinais precoces de escoliose em crianças pré-escolares. Fisioter Pesqui 2015;22(1):69-75.
Valle MB, Noll M, Candotti CT. Prevalência de dor nas costas e fatores associados em escolares do ensino fundamental de uma escola militar: um estudo transversal. Rev Bras Ciênc Mov 2016;24(2):16-34.
Sedrez JA, Rosa MIZ, Noll M, Medeiros FS, Candotti CT. Fatores de risco associados a alterações posturais estruturais da coluna vertebral em crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr 2015;33(1):72-81.
Silva JS. Prevalência de dor nas costas e fatores associados em Escolares do ensino fundamental das escolas municipais da Cidade de Uruana-Goiás: um estudo epidemiológico. Uruana: Faculdade de Educação FÃsica da Universidade Federal de Goiás; 2013.
Drzał-Grabiec J, Snela S, Rachwał M, Podgórska J, Rykała J. Effects of carrying a backpack in an asymmetrical manner on the asymmetries of the trunk and parameters defining lateral flexion of the spine. Hum Factors 2015;57(2):218-26.
Silva CB, Naves ÉA, Beneti GC, Guedes LMD. Influências do peso da mochila escolar em estudantes do ensino fundamental: uma revisão bibliográfica. Rev. méd. Minas Gerais. 2015;25(2):233-6.
Noll M, Candotti CT, Vieira A. Escola postural: revisão sistemática dos programas desenvolvidos para escolares no Brasil. Movimento 2012;18(4):265-91.
Marés G, Oliveira KB, Piazza MC, Preis C, Neto LB. A importância da estabilização central no método Pilates: uma revisão sistemática. Fisioter Mov 2012;25(2):445-51.
Noll M, Tarragô Candotti C, Vieira A, Fagundes Loss J. Loss back pain and body posture evaluation instrument (BackPEI): development, content validation and reproducibility. J Int J Public Health 2013;58(4):565-72.
Carneiro PR, Cardoso BS, Cunha CM, Teles LCS. Confiabilidade inter e intraexaminador da avaliação postural da cabeça por fotogrametria computadorizada. Fisioter Pesq 2014;21(1):34-9.
Braccialli LMP, Vilarta R. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Rev Paul Educ FÃs 2000;14(2):159-71.
Antoniolli A. Questionários e filmagens fornecem resultados semelhantes sobre a postura corporal dinâmica de escolares [TCC]. Porto Alegre/RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2013.
Schmit EFD. Efeitos da prática do método Pilates na postura corporal de mulheres adultas saudáveis [Dissertação]. Porto Alegre/RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2015.
Muniz JN, Nunes FS, Sousa FAN, Oliveira JA, Oliveira LMN, Vicente Torres MV. Análise do efeito do método Pilates no perfil postural de idosas. ConScientiae Saúde, 2015;14(3):410-6.
Lee HT, Oh HO, Han HS, Jin KY, Roh HL. Effect of mat Pilates exercise on postural alignment and body composition of middle-aged women. J Phys Ther Sci 2016;28(6):1691-5.
Moura PM, Silva ML, Teixeira LP, Yamada EF, Lara S. Efeito do método Pilates sobre a escoliose idiopática: estudo de caso. Sci Med 2014;24(4):391-8.
Contin JA, Schmit EFD, Vieira A, Candotti CT. Efeitos do Mat Pilates sobre hipercifose torácica de Scheuermann e escoliose combinada de um adolescente: um estudo de caso. Fisioter Bras 2016;17(1):72-8.
Goulart IP, Teixeira LP, Lara S. Análise postural da coluna cervical e cintura escapular de crianças praticantes e não praticantes do método Pilates. Fisioter Pesqui 2016;23(1):38-44.
Silva VS, Mascarenhas JC, Sá AM, Sá CKC. Efeito de um programa de exercÃcios baseado no método Pilates sobre a postura de crianças: um estudo piloto. Fisioter Bras 2015;16(2):152-7.
Sinzato CR, Taciro C, Pio CA, Cardoso JR, Carregaro RL. Efeitos de 20 sessões do método Pilates no alinhamento postural e flexibilidade de mulheres jovens: estudo piloto. Fisioter Pesqui 2013;20(2):143-50.
Cruz-Ferreira A, Fernandes J, Kuo Y, Bernardo LM, Fernandes O, Laranjo L et al. Does Pilates-based exercise improve postural alignment in adult women? Women Health 2013;53(6):597-611.
Wells C, Kolt GS, Bialocerkowski A. Defining Pilates exercise: a systematic review. Complement Ther Med 2012;20(4):253-62.
Rego ARON, Scartoni FR. Alterações posturais de alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Fitness & Performance Journal 2008;7(1)10-5.
Santos CIS, Cunha ABN, Braga VP, Saad IAB, Ribeiro MAGO, Conti PBM, et al. Ocorrência de desvios posturais em escolares do ensino público fundamental de Jaguariúna, São Paulo. Rev Paul Pediatr 2009;27(1):74-80.
Weis GF, Müller U. Dinamizando a prática do exame biométrico: cuidados necessários a uma postura correta. Rev Professor 1994;40:36-44.
Resende FL, Borsoe AM. Investigation of postural problems in 6-8 year old children from a school in São José dos Campos, São Paulo. Rev Paul Pediatr 2006;24:42-6.
Kratěnová J, ŽEjglicová K, Malý M, Filipová V. Prevalence and risk factors of poor posture in school children in the Czech Republic. J Sch Health 2007;77(3):131-7.
Kunzler M, Noll M, Antoniolli A, Candotti CT. Associação entre postura sentada e alterações posturais da coluna vertebral no plano sagital de escolares de Lajeado, RS. Rev Baiana Saúde Pública 2014;38(1):197-212.
Moro ARP. Ergonomia da sala de aula: constrangimentos posturais impostos pelo mobiliário escolar. EF Deportes 2005;10(85).
Kloubec J. Pilates: how does it work and who needs it? Muscles, Ligaments and Tendons J 2011;1(2):61-6.
Lee SM, Lee CH, O'Sullivan D, Jung JH, Park JJ. Clinical effectiveness of a Pilates treatment for forward head posture. J Phys Ther Sci 2016;28(7):2009-13.
Vasconcelos GAR, Fernandes PRB, Oliveira DA, Cabral ED, Silva LVC. Avaliação postural da coluna vertebral em escolares surdos de 7-21 anos. Fisioter Mov 2010;23(3):371-80.
Vieira A, Treichel TL, Candotti CT, Noll M, Bartz PT. Efeitos de um programa de educação postural para escolares do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual de porto alegre (RS). Fisioter Pesqui 2015;22(3):239-45.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.