Relação entre habilidades funcionais e perï¬ l comportamental em um grupo de crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v11i5.1423Resumo
Objetivos: Este estudo teve como objetivo verifi car a correlação entre habilidades funcionais e o perfi l comportamental em crianças com paralisia cerebral. Métodos: A amostra foi constituída por 30 crianças com diagnóstico de paralisia cerebral, com idade entre 6 e 12 anos. Para avaliar o perfi l comportamental foi utilizado o Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos, versão brasileira do Child Behavior Checklist (CBCL/6-18), e para avaliar as habilidades funcionais usaram-se o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, versão brasileira do Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Resultados: Os resultados mostraram uma alta incidência de problemas de comportamento na amostra. Escores abaixo da média foram encontrados para habilidades funcionais em todas as crianças estudadas. Conclusão: Pelos resultados obtidos conclui-se que esses défi cits podem limitar o alcance de sucesso característico de uma adaptação social adequada na amostra. A presença de problemas de adaptação social e difi culdades comportamentais os tornam susceptíveis para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, preferencialmente de humor e de comportamento. Palavras-chave: crianças, habilidades funcionais, função motora, paralisia cerebral, perï¬ l de comportamentoReferências
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