Influência do laser arseneto de gálio e arseneto de gálio-alumínio e pomada cicatrizante sobre leucócitos sanguíneos de ratos Wistar após lesão cutânea
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i3.1529Resumo
O presente estudo avaliou os efeitos do laser arseneto de gálioalumínio (GaAsAl), do laser arseneto de gálio (GaAs) e pomada cicatrizante Dersani® sobre leucócitos sanguíneos após realização de feridas cutâneas em ratos Wistar. Os parâmetros analisados foram os valores hematológicos dos animais. Foram utilizados 30 ratos Wistar, adultos jovens, machos, provenientes da Universidade Federal de Viçosa. Cinco feridas de 12 mm foram feitas na região dorsal do ratos. Os animais foram separados em 5 grupos, com 6 animais cada. Grupo 1: animais tratados com o laser GaAs (4J/ cm2), grupo 2: laser GaAsAl (30J/cm2), grupo 3: laser GaAsAl (60J/ cm2), grupo 4: foi usada pomada Dersani® grupo 5: solução salina (controle). As aplicações foram feitas diariamente durante 20 dias. Foi coletado sangue no primeiro e último dia do experimento e foi armazenado com anticoagulante. A contagem global de leucócitos foi feita utilizando câmera de Neubauer. A contagem diferencial foi feita através de esfregaço após coloração com Giemsa. A contagem global de leucócitos nos diferentes tratamentos não apresentou diferença signiï¬ cativa, exceto nos animais tratados com Dersani® em que houve aumento signiï¬ cativo no número de monócitos. Os tratamentos com salina e Laser GaAsAl 30J/cm2 também apresentaram aumento no número de neutróï¬ los. Palavras-chave: leucócitos, cicatrização de feridas, laser, pomada cicatrizante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.