Efeito da terapia por realidade virtual no equilíbrio de indivíduos acometidos pela doença de Parkinson
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v18i5.1546Resumo
Introdução: A doença de Parkinson é definida como doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central, clinicamente caracterizada por alterações motoras que geram comprometimento do desempenho funcional e independência. A Realidade Virtual é um recurso interativo que vem sendo amplamente utilizado como ferramenta na reabilitação motora de diversas patologias. Objetivo: Avaliar o efeito da terapia por Realidade Virtual no equilíbrio postural de indivíduos acometidos pela doença de Parkinson. Métodos: Trata-se de um estudo clínico, quase experimental realizado com nove pacientes, de ambos os sexos, com idade entre 60 e 78 anos, com diagnóstico de doença de Parkinson. Os mesmos foram submetidos a 20 sessões de terapia com uso dos jogos do Nintendo Wii Fit plus®, tendo cada sessão a duração de 50 minutos, realizadas duas vezes por semana, durante 10 semanas. A Escala de Equilíbrio de Berg foi utilizada para avaliar o equilíbrio dos pacientes em condições de pré e pós-intervenção. Resultados: Foram observadas melhoras significativas em relação às dimensões de provas estacionárias e transferência da Escala de Equilíbrio de Berg. Conclusão: A terapia por Realidade Virtual foi efetiva na melhora do equilíbrio dos pacientes envolvidos no estudo.
Palavras-chave: doença de Parkinson, equilíbrio postural, jogos de vídeo.
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