Iontoforese no tratamento da tendinite calcárea do ombro: implicações clínicas
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i4.1548Resumo
Tendinite calcárea do ombro é caracterizada por uma calciï¬ cação reativa dos tendões e incapacidade funcional da articulação envolvida. Diversos tratamentos são realizados, entretanto, os resultados são insatisfatórios. Uma alternativa promissora, porém pouco difundida na prática ï¬ sioterápica é a iontoforese com ácido acético. Seus efeitos relacionados í desmineralização e conseqüente reabsorção dos depósitos de cálcio poderiam auxiliar no combate í causa primária dos sintomas da tendinite calcárea. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura a ï¬ m de determinar a real viabilidade e parâmetros adequados da iontoforese para o tratamento da tendinite calcárea do ombro. Uma pesquisa documental em bases de dados, além de um levantamento bibliográï¬ co em livros relacionados ao tema foi realizada. Dentre os artigos revisados, os parâmetros para utilização da iontoforese no tratamento da tendinite calcárea do ombro mostraram-se similares, com exceção ao número de sessões. Redução do tamanho do depósito de cálcio, melhora da dor e da função foram citados como benefícios decorrentes dessa técnica. Porém, a escassez de estudos associada í baixa qualidade metodológica das pesquisas, diï¬ cultou a tomada de decisão quanto ao papel da iontoforese com ácido acético no tratamento da tendinite calcárea do ombro. Palavras-chave: tendinite calcárea, iontoforese, ácido acético.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.