Avaliação das condições de ensino-aprendizagem em ventilação mecânica nos cursos de fisioterapia no estado do Paraná

Autores

  • Erica Fernanda Osaku UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v7i2.1868

Resumo

Com o crescente interesse dos fisioterapeutas em se especializar e trabalhar na área de fisioterapia respiratória, torna-se necessário uma formação acadêmica mais completa. Durante a formação destes futuros profissionais observa-se que o tempo de estágio em uma Unidade de Terapia Intensiva é, em geral, insuficiente para adquirir os conhecimentos suficientes sobre ventilação mecânica. Além disto, realizar na Universidade a prática do funcionamento de um ventilador mecânico é inviável por falta de infra-estrutura. Devido a estas dificuldades, o aluno termina sua formação acadêmica com pouco conhecimento e embasamento sobre ventilação mecânica. Este estudo mostra que realmente existe um déficit em relação ao ensino e aprendizado dos alunos de fisioterapia, no que diz respeito í  ventilação mecânica.

Palavras-chave: ventilação mecânica, ensino.

Biografia do Autor

Erica Fernanda Osaku, UNIOESTE

Professora da UNIOESTE, mestranda em Engenharia Biomédica – CEFET-PR

Referências

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Publicado

2018-03-20

Edição

Seção

Artigos originais