Fatores que interferem na reabilitação protética de idosos amputados de membros inferiores
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i1.1889Resumo
Amputações de membros inferiores (AMI) têm relevante impacto na capacidade funcional e na qualidade de vida dos idosos. O uso da prótese por pacientes geriátricos pode promover maior independência e aumento da expectativa de vida. Entretanto, a reabilitação protética de idosos com AMI é tarefa complexa, em que vários fatores devem ser considerados. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre os fatores que interferem na reabilitação protética de idosos com AMI. Os fatores reportados na literatura, com impacto na reabilitação de idosos com AMI, foram: idade, nível e tipo de amputação, comorbidades, cicatrização, reamputações, condições físicas, psicológicas e cognitivas. Orientações pré e pós-operatórias, cuidados com o coto e a escolha da prótese também interferem no sucesso da reabilitação. De acordo com a literatura, inúmeros fatores podem interferir na protetização do idoso com AMI. Contudo, o sucesso na reabilitação pode ser alcançado desde que as propostas terapêuticas considerem as características peculiares dessa população.
Palavras-chave: idoso, amputação, reabilitação, próteses
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.