Força de preensão e lateralidade em crianças de ambos os sexos de 7 a 14 anos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i6.1943Resumo
A força de preensão pode ser utilizada como um indicador de força total do indivíduo e esta desenvolve-se de forma progressiva na infância, estabilizando-se na fase adulta. O objetivo deste trabalho foi relacionar a força de preensão manual e a preferência lateral de 1247 crianças sendo (619 meninos e 628 meninas) de 7 a 14 anos de ambos os sexos através de mensuração direta. Para aquisição dos dados foi utilizado um dinamômetro com extensômetros resistivos do tipo strain gauges, com limite de carga em 550N e erro de ± 1%. Diferenças signiï¬ cativas foram encontradas no período pubertário (p < 0,05) para o sexo feminino, enquanto que para o sexo masculino as diferenças se apresentaram nas faixas etárias de 7 a 11 anos, período que antecede o pubertário. A principal causa dessa diferença das faixas etárias mostra que há preferência lateral na execução de tarefas. Palavras-chave: força de preensão, lateralidade, crianças, dinamometria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.